Veja como participar do mutirão de emissão de documentos em João Pessoa-PB

O mutirão para emissão de documentos em João Pessoa teve mais uma renovação para que o Programa Cidadão funcione por tempo indeterminado

O mutirão para emissão de documentos em João Pessoa teve mais uma renovação para que o Programa Cidadão funcione por tempo indeterminado, com início no mês de setembro, o mutirão tinha a previsão de término no começo de setembro e, agora, segue em funcionamento; atendendo a população com emissões de documentos gratuitos no Espaço Cultural.

Veja como participar do mutirão de emissão de documentos em João Pessoa-PB (Foto: Walla Santos)

Veja como participar do mutirão de emissão de documentos em João Pessoa-PB (Foto: Walla Santos)

Tendo os cidadãos em situação de vulnerabilidade social como público alvo, o Programa Cidadão foi criado para que a população pudesse ter acesso aos documentos básicos durante o enfrentamento da pandemia do coronavírus. O atendimento vem sendo realizado no Espaço Cultural desde setembro, em João Pessoa.

Leia mais: Vestibular 2021: IFPB anuncia inscrições abertas para o processo seletivo da instituição

A ação é realizada pelo Programa Cidadão, por meio da Sedh (Secretaria de Desenvolvimento Humano) em um mutirão para emissão gratuita de documentos. O gerente do Programa Cidadão, Roberto Leite, explicou ao portal G1 que

“A população em situação de vulnerabilidade social precisa, num momento difícil como este que enfrentamos com a pandemia, ter a sua documentação básica para garantir acesso a serviços e benefícios, assim como para se reinserir no mercado de trabalho. Nós retomamos as ações itinerantes do programa no interior essa semana, e com esse mutirão na capital pretendemos realizar em torno de 1500 atendimentos ”.

Ao portal ClickPB, o secretário do Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, disse que já foram realizados 27.911 atendimentos do início do programa até o dia 13 de novembro; com emissões de 7.796 carteiras de Identidade (RG), 2.123 CPFs e 1.917 carteiras de trabalho digitais (CTPS), além de 565 documentos de antecedente.

Prorrogações do programa em João Pessoa

Com o término previsto inicialmente para outubro, a ação estadual já foi renovada três vezes por conta da demanda – já que diversas vezes foram registradas filas quilométricas que davam a volta no Espaço Cultural, e que muitas vezes, deixava a população sem acesso às fichas de cadastro. A informação foi dada ao ClickPB pelo secretário do Desenvolvimento Humano.

Como fazer o cadastro

É necessário adquirir uma das 180 fichas que são distribuídas pelo programa em cada ação; Tibério diz que, devido a alta demanda, em alguns dias 200 pessoas são atendidas.

“Na verdade, são 180 e em muitos dias, passam de 200 pessoas atendidas. Vamos atender todas as pessoas que precisarem. Porque a gente faz um esforço pra atender todas”, revelou o secretário ao portal.

O atendimento em João Pessoa continua sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no Espaço Cultural.






Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0