Na reta final das eleições 2020 em Manaus, confira resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura
A corrida eleitoral continua acirrada em Manaus, entre dois candidatos, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) nestas eleições
A corrida eleitoral continua acirrada em Manaus, como mostra a última pesquisa Ibope divulgada. Os dois primeiros candidatos, Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante), que estavam tecnicamente empatados nas pesquisas anteriores, se distanciaram um pouco, com vantagem para o candidato do Podemos nestas eleições.
O levantamento entrevistou 504 eleitores da capital do Amazonas por telefone, entre os dias 26 e 28 de outubro. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e registrada na Justiça Eleitoral. Confira o resultado.
Disputa acirrada pela prefeitura de Manaus nestas eleições
O ex-governador do Amazonas e ex-prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (Podemos) está com 24% das intenções de voto; enquanto David Almeida (Avante) tem 16%. Ricardo Nicolau (PSD) foi citado por 13% dos entrevistados; Capitão Alberto Neto (Republicanos) por 9% e Zé Ricardo (PT) por 8%. Alfredo Nascimento (PL) e Coronel Menezes (Patriota) têm 5%.
Entre os entrevistados, 10% pretendem anular o voto ou votar em branco, e outros 5% disseram não saber ou optaram por não responder. Os demais candidatos foram citados por menos de 2% do eleitorado, cada. O candidato Marcelo Amil (PCdoB) não foi citado. Os índices foram arredondados, por isso a soma de todos os percentuais pode não totalizar 100%.
Leia mais: Na reta final das eleições 2020 em Porto Velho, veja resultado da pesquisa eleitoral para prefeitura
Em relação à pesquisa anterior, Almeida oscilou três pontos para cima. As intenções para votos brancos e nulos caíram seis pontos, de 16% para 10%. Amazonino Mendes passou de 25% para 24%; David Almeida, de 13% para 16%; Ricardo Nicolau, de 11% para 13% e Zé Ricardo, de 10% para 8%.
No levantamento sobre rejeição, o candidato com maior nível é Alfredo Nascimento, com 36% dos votos, seguido por Amazonino, com 34% e Zé Ricardo, com 24%. A pesquisa questionou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum e permitiu mais de um nome como resposta. O candidato com o menor índice é Gilberto Vasconcelos, com 10%.
Do total, 2% responderam que poderiam votar em todos os candidatos e 6% não souberam responder ou preferiram não opinar. O primeiro turno das eleições 2020 está marcado para o próximo domingo, 15 de novembro. Para votar, é necessário levar um documento com foto.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.