Conheça o Benefício que Garante Gratuidade nos Ônibus para Pessoas com Deficiência

Conheça o benefício do Passe Livre para PCD, que garante gratuidade às pessoas de baixa renda. Confira agora!

Sabia que se você possui alguma deficiência, pode Viajar de Graça nos Ônibus? Isso mesmo, com o Passe Livre para PCD é possível. 

Isso porque, ele oferece esse benefício a essa população, a fim de promover o bem-estar dessas pessoas. Porém existem alguns critérios que precisam ser cumpridos. 

Ficou interessado em conhecer esses requisitos e como funciona o benefício social? Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre o programa e como conseguir!

O que é o Passe Livre para PCD?

Antes de saber como funciona o benefício, é importante entender do que se trata o programa do Passe Livre para PCD.

O Passe livre é um benefício social que garante Gratuidade nos Transportes interestadual rodoviário, ferroviário e barco, às pessoas que possuem alguma deficiência.  

Além disso, é importante destacar que o programa do Passe Livre para PCD é uma iniciativa do Governo Federal, desenvolvido por meio do Ministério da Infraestrutura.

Dessa forma, é possível garantir mais qualidade de vida aos grupos que possuem menos oportunidade na sociedade, principalmente, no mercado de trabalho.

Como funciona o Passe Livre para PCD?

Mas afinal, como funciona o programa do Passe Livre para Pessoas com Deficiência, que vivem em situação de baixa renda? 

Então, o processo de funcionamento não é complicado, saiba que o benefício disponibiliza direito a viagens gratuitas às PCDs, sejam elas rodoviárias, aquaviárias e ferroviárias interestaduais.

Além disso, é importante ressaltar que o benefício é válido para diversos territórios nacionais, no qual está submetido sob determinada aldeia.

Dessa forma, as Pessoas com Deficiência conseguem ter acesso a viagens interestaduais, sem precisar pagar qualquer taxa.

Além disso, saiba que esse benefício ainda disponibiliza direito a um acompanhante durante a sua viagem. Ou seja, você ainda pode levar uma pessoa para viajar, caso seja necessário. Para isso, é preciso, também, cumprir com alguns requisitos, como:

  • Ser maior de 18 (dezoito) anos;
  • Ser capaz de efetivamente prestar auxílio à pessoa com deficiência.

Para isso, é importante analisar as necessidades do beneficiário, se ele necessita ou não de um acompanhante durante a sua viagem. 

Então, para você garantir a sua gratuidade, é necessário se encaixar em alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal. A seguir, é possível conferir quais são!

Quais os critérios para participar do benefício?

Assim como os demais benefícios sociais, o programa Passe Livre para PCD disponibiliza alguns requisitos, que precisam ser cumpridos pelos beneficiários. 

Dessa forma, você consegue garantir o seu direito ao benefício, assim, evitando qualquer contratempo durante a sua solicitação. 

Abaixo, você confere os principais critérios para garantir o direito do Passe Livre para PCD. Confira!

  • Ser de família de baixa renda;
  • Ter renda mensal de até um salário mínimo por pessoa;
  • Ser PCD física, intelectual, mental, auditiva, visual ou múltipla;
  • Possuir comprovação por meio de atestado médico.

Se você deseja solicitar o seu Passe Livre para PCD, é importante se atentar aos principais critérios de aprovação. Até porque, não é qualquer pessoa que pode ter direito ao benefício.

Lembrando que se você não atende os principais critérios estabelecidos pelo Governo Federal, será um pouco mais complicado de realizar a sua solicitação. 

Por isso, é fundamental conhecer os principais requisitos do programa social. Assim, você evita qualquer contratempo durante o processo de solicitação.

É preciso pagar alguma taxa para obter o Passe Livre PCD?

Como existem duas formas de realizar a sua solicitação, saiba que é necessário arcar com os custos se for solicitar pessoalmente.

No entanto, caso você opte pela segunda forma, que é por meio da internet, não há necessidade de pagar nenhuma taxa. Esse processo é totalmente gratuito.

Por isso, na hora de garantir seu direito, é necessário analisar qual a forma de solicitação melhor se encaixa na sua necessidade.

Dessa forma, você evita qualquer contratempo durante o processo.

Como solicitar o Passe Livre?

Viu como funciona o benefício Passe Livre para PCD? Agora que você já sabe, o próximo passo é realizar a sua solicitação e aproveitar. 

Saiba que ele é bem simples, no qual pode ser realizado por meio da internet ou mesmo presencialmente, da forma que achar melhor.

Quer saber como conseguir solicitar o seu benefício social? Então, basta clicar no botão abaixo e conferir um Passo a Passo completo e detalhado sobre o processo.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0