Pente-Fino no Bolsa Família: Quem pode ter o benefício cortado?

Pente-Fino no Bolsa Família: Veja quem poderá ser cortado do auxílio financeiro. Lista completa com as Novas Regras e mudanças!

Sabia que o governo vai passar um pente-fino no Bolsa Família. Ou seja, diversos contemplados podem ter seu benefício cortado durante esse processo. Por isso, é importante ficar atento às novas regras, se você está cumprindo com todos os critérios estabelecidos. Confira aqui mais informações!

Fonte: Google – iG Economia

O que é o pente-fino do Bolsa Família?

O processo do pente-fino do Bolsa Família é como separar o joio do trigo. Ou seja, o Governo Federal vai analisar todos os perfis, para verificar quem atende todos os critérios.

Além disso, é importante ressaltar que esse processo vai acontecer entre os períodos de março a dezembro deste ano de 2023.

Dessa forma, durante todo o ano, será feita análise de todos os dados das famílias beneficiárias com o programa Bolsa Família.

Veja Também

Como desbloquear o Bolsa Família 2023

Valor de R$ 600 do Bolsa Família

Calendário de Pagamento Bolsa Família

Consulta Online do Bolsa Família

Para evitar superlotação nas unidades do CRAS, será convocado as famílias que precisam realizar a atualização do seu cadastro.

Atualmente, mais de 21 milhões de pessoas estão recebendo o auxílio financeiro do Bolsa Família, porém, 5 milhões de cadastros vão passar pelo pente-fino do Bolsa

Lembrando que todas as exclusões dos cadastrados vão acontecer ao longo dos meses do ano de 2023.

Quem será cortado do benefício Bolsa Família?

Para realizar essa ação, a Controladoria-Geral da União estima que mais de 2 milhões de pessoas estejam recebendo o benefício de forma irregular.

Por isso, será necessário realizar essa ação de pente-fino, para dar oportunidades às famílias que realmente necessitam do benefício.

Um dos motivos, é que a regra principal do garantir um benefício por família. No entanto, é possível que o pagamento esteja sendo duplicado para um mesmo grupo familiar.

Isso porque, o número de pessoas morando sozinhas, que recebem o benefício financeiro aumentou significativamente durante os últimos anos.

Dessa forma, o principal requisito do programa está sendo violado pelos contemplados. Mas afinal, quem são os públicos-alvos dessa ação?

Para você ficar atualizado sobre essa informação, trouxemos os principais critérios, que possibilitam o corte do seu benefício financeiro. Entre eles, estão:

  • Pessoas que estão com dados desatualizados no Cadastro Único;
  • Pessoas que fazem parte de família unipessoal;
  • Famílias com rendimento maior que o permitido (R$ 210 por pessoa).

Portanto, se você atende a esse critério, é importante se atentar a ausência do Bolsa Família ao longo do ano.

Atenção! Caso você não esteja com o cadastro atualizado no CadÚnico, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) realizará uma convocação.

Através dessa convocação, o beneficiário poderá comparecer até a unidade mais próxima da sua casa, para realizar a atualização.

Por isso, é importante que você esteja atento a essa convocação, para garantir a regularização do seu Bolsa Família.

Qual o objetivo da iniciativa?

Um dos principais objetivos do pente-fino no Bolsa Família é possibilitar que o benefício seja destinado ao público necessitado.

Visto que muitas dessas irregularidades acabam ocupando a vaga das famílias, que vivem em situação de extrema pobreza.

Dessa forma, a iniciativa do Governo Federal poderá garantir a participação do público, de forma justa e totalmente legal.

Com isso, o órgão responsável vai incluir quem cumpriu os critérios, excluindo a pessoa que está recebendo de forma irregular.

O pente-fino do Bolsa Família é um fundamental, para garantir que famílias de baixa renda possam ter acesso ao benefício.

Além disso, quer saber mais sobre o programa Bolsa Família? Então, basta clicar aqui e conferir o calendário de pagamento, valor, entre outras informações. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0