Enem 2020: Candidatos do Amazonas terão NOVA oportunidade para realizar exame

O Inep confirmou que os candidatos do Amazonas terão uma segunda chance na prova do Enem 2020, no mês de fevereiro. Saiba como e quando!

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que os candidatos do estado de Amazonas terão uma segunda chance na prova do Enem 2020. As provas acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro, as datas já estavam inclusas no calendário.

Enem 2020: Candidatos do Amazonas terão NOVA oportunidade para realizar exame

Enem 2020: Candidatos do Amazonas terão NOVA oportunidade para realizar exame (Imagem: Reprodução Jornal O Norte)

Enem no estado de Amazonas

Os dias 23 e 24 de fevereiro já estavam reservados para uma reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os candidatos que tiveram problemas de infraestrutura ou foram diagnosticado com o coronavírus.

Segundo o presidente do Inep, a decisão foi tomada diante da ciência dos problemas logísticos para atender o caso do Amazonas durante a pandemia.

“No Amazonas, tenho locais que não chego de avião. Tem que levar a prova para Manaus, botar em barco, levar, trocar de barco, botar em bicicleta, moto. O Brasil é complicado, é muito grande. Não posso assegurar que vou conseguir reimprimir uma cidade inteira. Não há garantia“, explicou Alexandre Lopes.

Enem 2020

O Enem de 2020 foi reagendado para 2021. O primeiro dia de prova aconteceu neste (17) e o segundo dia será no próximo domingo (24). Ao todo foram inscritos 5,78 milhões de estudantes.

Os portões foram abertos às 11h30 da manhã, meia hora antes do previsto. Todos os candidatos tiveram que usar máscara e com a possibilidade de levar outras máscaras para troca.

Conforme afirmou o presidente Lopes, as salas estavam organizadas para garantir distanciamento entre as carteiras e álcool gel disponível para todos os candidatos.

Leia mais: Enem 2020: Governo federal recorre de decisão que suspendeu exame no Amazonas

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de conceder uma vaga ao jovem na universidade, qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode realizar a prova.

A prova acontece em dois domingos. As questões são dividas em quatro áreas de conhecimento, sendo: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, que somam 180 questões, ao todo.

Além disso, os candidatos precisam realizar uma redação de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação problema.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0