Pesquisa das eleições em São Luís apura intenção de votos para 2º turno por segmentos; entenda

Uma pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante aponta a preferência dos eleitores de São Luís divididos por segmentos.

Uma pesquisa Ibope encomendada pela TV Mirante aponta a preferência dos eleitores de São Luís divididos por segmentos. No levantamento geral de intenções de voto para o segundo turno, Eduardo Braide (Podemos) tem 54% e Duarte Júnior (Republicanos) tem 46%, considerando apenas os votos válidos. Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 2%.

Pesquisa das eleições em São Luís apura intenção de votos para 2º turno por segmentos; entenda

Pesquisa das eleições em São Luís apura intenção de votos para 2º turno por segmentos; entenda (Imagem: Reprodução / Google)

O levantamento foi feito entre os dias 18 e 20 de novembro e ouviu 805 pessoas na capital maranhense. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com margem de erro de três pontos percentuais. O nível de confiança utilizado é de 95%. Confira os índices por sexo, idade, renda, escolaridade, religião e raça/cor.

Resultado da pesquisa por segmentos em São Luís

Entre os homens, Braide tem 55% das intenções de voto e Duarte tem 45%. Entre as mulheres, os percentuais são os mesmos da pesquisa geral. Em relação à idade, a vantagem se inverte entre os jovens. Duarte Júnior tem 52% das intenções de voto em eleitores com idades entre 16 e 24 anos, enquanto Braide tem 48%. Os índices se repetem no eleitorado entre 25 e 34 anos.

Leia mais: Vereadores eleitos em São Luís: Lista completa e atualizada (eleições 2020)

Nas outras faixas etárias, a preferência é pelo candidato do Podemos. Em relação à escolaridade e renda, Braide está à frente em todos os cenários e a maior vantagem é entre os eleitores com ensino fundamental, com 57% das intenções contra 43% de Duarte.

Em relação à religião, 51% dos protestantes preferem Duarte Júnior; entre os católicos, Braide é o favorito de 58%. A pesquisa completa está disponível no link.

Conheça os candidatos

Eduardo Braide é deputado federal e ficou em segundo lugar nas eleições municipais de 2016. Ele representa oposição em relação ao governador Flávio Dino (PC do B) e tem o apoio do PSD, do deputado federal Edilázio Junior, e do PSDB, do senador Roberto Rocha. No primeiro turno, ele teve 37,81% do votos.

Leia mais: Auxílio emergencial: Ministério da Economia dá palavra FINAL sobre o benefício em 2021

Duarte Júnior é ex-presidente do Procon e foi o deputado estadual mais bem votado da história da capital maranhense. Tem apoio do atual vice-governador, Carlos Brandão.

A chapa tem como vice Fabiana Vilar (PL), sobrinha do deputado federal Josimar do Maranhãozinho (PL). O candidato tem o apoio de Flávio Dino (PC do B). O candidato recebeu 22,15% dos votos no primeiro turno das eleições.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0