Pesquisa eleitoral Salvador 2020: Conheça o nome do possível prefeito da capital baiana

A última pesquisa eleitoral Salvador 2020 mostra que a corrida eleitoral tem o atual vice-prefeito, Bruno Reis (DEM), à frente das intenções de voto com ampla vantagem. Ele foi citado por 61% dos 602 entrevistados. A segunda candidata é Major Denice (PT), que tem 13%, e a terceira é Olívia Santana (PCdoB), com 7%.

Pesquisa eleitoral Salvador 2020: Conheça o nome do possível prefeito da capital baiana
Pesquisa eleitoral Salvador 2020: Conheça o nome do possível prefeito da capital baiana. (Imagem: Reprodução G1- Globo)

A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, o que significa que Denice e Olívia estão tecnicamente empatadas. Brancos e nulos somaram 6% e 4% representam os indecisos. Pastor Sargento Isidório (Avante) teve 5% das intenções e Bacelar (Podemos), Cézar Leite (PRTB) e Hilton Coelho (PSOL) tiveram 1%. Os outros não pontuaram.

Resultados da pesquisa eleitoral Salvador 2020

Desde o último levantamento, divulgado em 5 de outubro, Bruno Reis cresceu 19 pontos percentuais. Major Denice registrou crescimento de sete pontos. A maior queda foi do representante do Avante, que passou de 10% para 5% das intenções de voto.

Nos índices de rejeição, o mais citado foi o Pastor Sargento Isidório, com 44%; seguido por Hilton Coelho, com 32%. Bacelar teve 28% de menções negativas; Cezar Leite, 25% e Celsinho Cotrim, 23%. Bruno Reis foi o candidato menos citado pelos entrevistados, com 10%. Apenas 2% disseram que poderiam não votariam em nenhum dos candidatos e 6% disseram que ainda não sabem ou preferiram não opinar.

Leia mais: Eleições: Disque-aglomeração é a nova plataforma de denúncia na Bahia; veja aqui

Na pesquisa espontânea, quando o eleitor não tem os nomes dos candidatos apresentados, a vantagem de Bruno Reis é ainda maior e chega a 47%. Major Denice tem 7% das intenções; Olívia Santana, 5% e Pastor Sargento Isidório, 3%. Brancos e nulos somam 13% e indecisos, 21%.

A pesquisa também fez simulações para o segundo turno, todas envolvendo o vice-prefeito Bruno Reis. Ele aparece com ampla vantagem em todas as disputas. O maior índice seria contra Cezar Leite, em que Reis teria 78% dos votos. Neste cenário, Leite teria 7% dos votos, brancos e nulos seriam 12% e indecisos, 3%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Bahia. Os eleitores de Salvador foram entrevistados entre os dias 28 e 30 de outubro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.