Uma pesquisa Ibope divulgada pela TV Clube aponta Dr. Pessoa (MDB) como candidato favorito dos eleitores de Teresina nestas eleições. Ao todo, 16 candidatos disputam a prefeitura da capital do Piauí e apenas três tiveram mais de 10% das intenções de voto no levantamento realizado. Confira os resultados.

Pesquisa de intenção de votos nestas eleições para prefeito de Teresina
- Dr. Pessoa (MDB): 34%
- Kleber Montezuma (PSDB): 18%
- Fábio Abreu (PL): 16%
- Fábio Novo (PT): 6%
- Major Diego Melo (Patriota): 2%
- Gessy Fonseca (PSC), Lourdes Melo (PCO), Simone Pereira (PSD) e Fábio Sérvio (PROS): 1%
- Lucineide Barros (PSOL), Mário Rogério (Cidadania) e Pedro Laurentino (UP): 0%
Entre os entrevistados, 10% responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 9% ainda não sabem em quem votar ou não responderam. O nome do candidato Gervásio Santos (PSTU) não foi citado.
Leia mais: Eleições 2020: Veja os projetos de segurança pública dos candidatos a prefeito de Teresina
A pesquisa ouviu 602 eleitores da cidade deTeresina, entre os dias 14 e 16 de outubro. O nível de confiança utilizado é de 95% e a margem de erro é de quatro pontos percentuais. Os entrevistados também responderam em quem não votariam de jeito nenhum. O candidato mais citado foi Fábio Abreu (PL). confira.
- Fábio Abreu (PL): 25%
- Kleber Montezuma (PSDB): 22%
- Lourdes Melo (PCO): 21%
- Dr. Pessoa (MDB): 14%
- Fábio Novo (PT): 14%
- Pedro Laurentino (UP): 9%
- Gervásio Santos (PSTU) e Major Diego Melo (Patriota): 8%
- Simone Pereira (PSD): 7%
- Gessy Fonseca (PSC) e Mário Rogério (Cidadania): 6%
- Fábio Sérvio (Pros) e Lucineide Barros (PSOL): 5%
Outros 5% responderam que poderiam votar em todos e 14% não souberam ou preferiram não opinar. Os entrevistados podiam apontar mais de uma resposta, por isso a soma dos fatores apontados é de mais de 100%.
A pesquisa também levantou os percentuais de avaliação das administrações do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), e do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). O governo do estado foi considerado ótimo ou bom por 28% dos entrevistados e regular por 35%. Além disso, 34% consideram a gestão ruim ou péssima. O governo federal é avaliado como ótimo ou bom por 26%; regular por 31% e ruim ou péssimo por 42%.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.