Porto Velho e mais 18 cidades em Rondônia entram na 2ª fase do isolamento social
Dezenove municípios do estado de Rondônia avançam para a segunda fase do ‘Plano Todos por Rondônia’, que visa o combate ao novo coronavírus.
Em portaria conjunta nº 15, de 27 de junho, publicada no Diário Oficial, a partir da última quarta-feira (29) dezenove municípios do estado de Rondônia avançam para a segunda fase do ‘Plano Todos por Rondônia’, que visa o combate ao novo coronavírus. Além disso, na publicação, 33 cidades passaram para a terceira fase.
De todos os municípios da lista, 12 regrediram para a fase 2, enquanto que 6 progrediram para a 3º fase. Desse modo, as cidades de Machadinho D’Oeste, Nova Mamoré, Cujubim, Monte Negro, Alta Floresta D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste e Presidente Médici permaneceram na segunda fase do plano.
Com a nova atualização, os municípios que entraram para a lista e compõem a segunda fase do plano são, também: Porto Velho, Ariquemes, Jaru, Alto Paraíso, Vilhena, Cacoal, Rolim de Moura, Pimenta Bueno, Outro Preto do Oeste, Costa Marques, Chupinguaia e Santa Luzia D’Oeste.
Ademais, há também os 33 municípios que compõem a terceira fase do plano de combate à pandemia. Entre esses estão Guajará-Mirim, Buritis, Candeias do Jamari, Campo Novo de Rondônia e Vale do Anari.
Além disso, Theobroma, Rio Crespo, Espigão D’Oeste, Cerejeiras, Alto Alegre dos Parecis, Cabixi e entre outros.
A lista completa com todos os municípios que estão incluídos na terceira fase do plano de ação do governo, pode ser encontrada no Diário Oficial.
Para refazer a classificação dos municípios, dados como taxa de ocupação de leitos e novos casos de contaminação por Covid-19 foram analisados pelo Sistema de Comando de Incidentes – Sala de Situação Integrada.
Segunda fase do plano de ação em Rondônia
Nesta segunda fase do Plano Todos Para Rondônia, estão autorizados a funcionar restaurantes, lanchonetes e sorveterias. De acordo com o governo, ainda podem funcionar também papelarias, livrarias, lojas de eletrodomésticos e confecções, salões de belezas e barbearias.
Leia Mais: 3,5 empresas encerram atividades no comércio de Rondônia, aponta pesquisa
Mas, para que possam funcionar, é preciso que esses estabelecimentos cumpram com as medidas sanitárias estabelecidas. Dessa forma, é necessário a higienização diária de equipamentos, componentes, peças e utensílios em geral.
Também é preciso ter disponível álcool 70%, luvas, máscaras e equipamentos recomendados para higiene pessoal.Tanto para funcionários quanto para demais pessoas autorizadas.
Lista completa dos serviços autorizados a funcionar na 2º fase:
- corretoras de imóveis e de seguros;
- concessionárias e vistorias veiculares;
- concessionárias, locadoras, garagens e vistorias veiculares;
- restaurantes, lanchonetes, sorveterias e afins para consumo no local;
- academias de esportes de todas as modalidades;
- shopping centers e galerias;
- livrarias e papelarias;
- lojas de confecções e sapatarias;
- eletrodomésticos, móveis e utensílios;
- equipamentos de informática e de instrumentos musicais;
- relojoarias, acessórios pessoais e afins;
- lojas de máquinas e implementos agrícolas;
- centro de formação de condutores e despachantes;
- centro de formação de condutores, despachantes, emplacadoras e congêneres;
- salões de beleza e barbearias;
- atividades religiosas presenciais
- pesca esportiva
- comércio de insumos de estética e produtos de salão de beleza.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.