Conta de celular poderá ser paga com PIX em 2021; saiba como fazer

O Banco Central fez uma declaração e informou que a conta de aparelhos celulares poderão ser pagas por meio do PIX em 2021.

Nesta quarta-feira (16), o Banco Central informou que as contas telefônicas de aparelhos celulares poderão ser pagas por meio do PIX em 2021. O acordo foi feito em parceria com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e permite que por meio do aplicativo sejam feitas de recargas ao pagamento de faturas.

Conta de celular poderá ser paga com PIX em 2021; saiba como fazer

Conta de celular poderá ser paga com PIX em 2021; saiba como fazer (Imagem: Reprodução/Google)

A intenção da parceria e da divulgação do acordo é proporcionar uma facilidade de pagamento à população e ao mesmo tempo melhorar a gestão financeira das empresas de telefonia no Brasil. Em nota, o Banco Central explica sobre a nova decisão:

“A parceria tem o objetivo de proporcionar o Pix como alternativa, melhorando a experiência de pagamento dos usuários e a gestão financeira dos recebimentos das empresas de telefonia móvel. Além disso, reforça o Pix como uma alternativa de pagamento entre a população brasileira”.

O processo de pagamento será feito de forma gradual. Além disso, o novo serviço acontecerá de forma autônoma e independente, explicou o Banco Central (BC).

Leia mais: PIX: Banco Central estipula NOVA DATA para oferta de QR Code em 2021

A plataforma de pagamentos, PIX, entrou em funcionamento no dia 15 de novembro de 2020, porém em agosto já havia sido firmado a parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), proporcionando assim a quitação dos débitos de energia.

Segundo o Banco Central, este novo sistema de pagamentos instantâneos já realizou mais de 90 milhões de transações e movimentou cerca de R$ 83,4 bilhões desde a criação. 84% foi decorrente de transferências entre pessoas físicas que funciona em uma categoria chamada de P2P. Já as transferências entre empresas, são no formato B2B a até então somam um total de 39% das transações realizadas.

De acordo com o chefe do BC, Ângelo Duarte, a confiança das pessoas com a plataforma está crescendo e destaca que há notificações de transferências milionárias através do PIX.

Outro acontecimento que garante mais imponência à plataforma é a adesão da Receita Federal, que, por meio do sistema instantâneo, possibilita o pagamento de tributos.

Leia mais: FGTS 2021: Governo prepara NOVA rodada de saque emergencial; veja quem recebe

Como aderir ao sistema PIX?

A chave PIX é quem vai identificar a transação realizada. O sistema além de garantir instantaneidade nos serviços, há a possibilidade de pagamentos por meio do QR Code sem precisar disponibilizar de muitas informações no processo.

Cada chave é para uma única conta. O cadastro pode ser feito por meio no Internet Banking ou aplicativo do seu banco. Basta clicar em cadastrar chave PIX, informar os dados pessoais. Após essa ação, o serviço está pronto para ser utilizado.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0