Prefeitura de Olinda-PE inicia emissão de carteira de identidade no município

Olinda passa a expedir documento de identidade na cidade, processo já foi iniciado e pode ser solicitada nos dias úteis

Cerca de dois meses após o anúncio de emissão de carteira de identidade em Olinda, o município poderá emitir os documentos na própria cidade. O processo, viabilizada por uma parceria da SSU (Secretaria de Segurança Urbana de Olinda) com o IITB (Instituto de Identificação Tavares Buril), já foi iniciado e pode ser solicitada nos dias úteis, na central de emissões instalada na sede da SSU, localizada no bairro do Varadouro.

Prefeitura de Olinda-PE inicia emissão de carteira de identidade no município (Foto: Divulgação/SSU)

Prefeitura de Olinda-PE inicia emissão de carteira de identidade no município (Foto: Divulgação/SSU)

De acordo com o portal CBN Recife, a operação faz parte de um acordo de Cooperação Técnica e Administrativa entre os órgãos para permitir que a população possa tirar a carteira de identidade dentro do próprio município. Em setembro, o site publicou que servidores seriam capacitados para os serviços pelo Instituto Tavares Buril.

Leia mais: Recife revela QUAL candidato está à frente nas pesquisas eleitorais 2020 para prefeito

Para tanto, uma equipe técnica, os equipamentos necessários, instalação e operacionalização do sistema seriam contratados. À época, todo o procedimento levaria até 15 dias para toda a capacitação e operacionalização ser concluída e os trabalhos começarem a ser executados.

O Secretário de Segurança Urbana de Olinda, Coronel Pereira Neto, disse ao portal que o serviço deve trazer agilidade ao permitir que o documento seja tirado na cidade. Ainda de acordo com Neto, a perspectiva é de um atendimento de 50 carteiras por dia, com posto para retirada do RG.

Como solicitar o documento em Olinda

Aqueles que desejarem solicitar a primeira via do documento, precisará ir à central portando a Certidão de Nascimento ou de Casamento, que pode ser solicitada de forma gratuita.

O portal Diário de Pernambuco publicou que, para solicitar a segunda via, é preciso levar a primeira via da carteira e efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 23,90. E que os números de todos os outros documentos, como CPF, Habilitação, Título de Eleitor e Passaporte também podem ser adicionados à identidade.

Emissão de RG no estado de Pernambuco

Aos cidadãos pernambucanos que também precisam solicitar a carteira de identidade, é possível escolher entre o atendimento presencial ou agendar um atendimento; basta seguir os passos abaixo, conforme é informado no portal do IITB. Para agendar a visita online,

  • Acesse o portal PE Cidadão, neste link, para selecionar o serviço desejado e insira seus dados;
  • Caso opte pela opção de 2ª via da carteira de identidade, o DAE será emitido e deverá ser pago para prosseguir com o agendamento.
  • Atenção: após compensação do DAE retorne ao portal PE cidadão para preenchimento da sua vaga de agendamento.

Já no atendimento presencial nos postos conveniados ao IITB, não é necessário agendar um atendimento. Basta consultar no portal PE cidadão o endereço, telefone e horário de funcionamento das unidades que realizam atendimento presencial.





Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0