Procon-PA registra alta de denúncias sobre cobranças indevidas na conta de energia
Uma reunião entre Equatorial Energia e o Procon-PA foi realizada para explicar o aumento na conta de energia dos consumidores durante a pandemia.
Uma reunião entre representantes da concessionária Equatorial Energia e o Programa de Defesa do Consumidor (Procon-PA) do Pará foi realizada para explicar o aumento na conta de energia dos consumidores durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A reunião ocorreu na diretoria do órgão estadual.
O Procon-PA tem recebido diversas reclamações de consumidores a respeito do aumento na conta de energia. Desse modo, os representantes da concessionária foram convocados e questionados sobre o processo de medição do consumo. Além das ações que a empresa tem realizado para ajudar os paraenses. Conforme aponta o diretor do órgão, Nadilson Neves.
“Como recebemos muitas denúncias, percebemos que tem que ser analisada, de fato, esta situação, para que possamos chegar à conclusão se os consumidores estão utilizando mais energia ou se há irregularidade nos medidores da Equatorial“, disse o diretor
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Governo do Pará, foi solicitada também, durante a reunião, prorrogação dos programas de parcelamento das contas em atraso. Conforme informação, o pedido é com a finalidade de evitar inadimplência por parte dos usuários.
Leia mais: Auxílio Digital: Alunos do IFPB em João Pessoa se inscrevem para receber o benefício
Além da reunião, na última semana fiscais do Procon-PA, junto a uma equipe do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia do Pará (Inmetro Pará) fizeram uma avaliação dos medidores. Também dos processos de captação do uso de energia e perícia que pode ser feita nos equipamentos.
Assim, conforme informado, é possível verificar comprovadamente se o aumento na conta tem ou não relação com o maior consumo de energia.
A Equatorial Energia adequou a estrutura de atendimento
Por nota ao portal G1, a concessionária Equatorial Energia informou que a solicitação para reunião foi da própria empresa, onde foi esclarecido que a empresa adequou sua estrutura de atendimento. Assim para que os consumidores pudessem ter acesso aos serviços remotamente.
Além disso, a empresa também informou que “mesmo com as pessoas passando mais tempo em casa e com o verão amazônico, quando normalmente o consumo de energia elétrica aumenta, a empresa não tem registrado o aumento de reclamações de consumo”.
Consumidor pode entrar em contato com o Procon-PA
Segundo o órgão estadual, em caso de dúvidas e reclamações em relação a medição de sua residência, é possível entrar em contato para solicitar uma perícia diretamente com o Procon-PA. Além do Inmetro Pará e, até mesmo, a própria concessionária.
Além disso, denúncias podem ser feitas por meio do Disque-Denúncia (151) ou telefone 3073-2827. Aliás, é possível também entrar em contato através do e-mail [email protected] ou ir até a sede do órgão. Mas, em todos os casos, é importante que seja apresentado os comprovantes dos valores de contas anteriores.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.