Conheça o Programa que Garante Ajuda Financeira Mensal para Jovens de baixa Renda

Conheça o Programa Ação Jovem, que garante ajuda financeira aos estudantes que vivem em extrema pobreza. Confira os detalhes!

Se você tem idade entre 15 a 24 anos e está procurando uma forma de ajudar na renda financeira da sua família, conheça o Programa Ação Jovem!

Esse projeto traz diversos benefícios financeiros aos jovens, principalmente os que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Quer saber mais sobre? Então, confira aqui as principais informações sobre o Programa Social.

O que é o Programa Ação Jovem?

Antes de você saber sobre o cadastramento do programa, é importante conhecer um pouco da bolsa. O projeto Ação Jovem é um benefício financeiro, destinado aos estudantes de baixa renda.

Através dele, o governo repassa uma bolsa mensal por meio de um cartão para complementar a renda, além de ajudar a concluir o ensino básico.

Dessa forma, o governo do estado consegue ajudar adolescentes e jovens estudantes entre 15 e 24 anos, que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, é importante destacar que o Programa Ação Jovem foi desenvolvido pelo Estado de São Paulo, para garantir qualidade de vida aos mais necessitados.

Como funciona o Programa Ação Jovem?

Saiba que esse programa tomou novos ares, quando o governo sancionou a lei Bolsa do Povo, que visa unificar e atualizar os programas sociais.

O Programa Ação Jovem busca incentivar os beneficiários nos estudos, com uma contribuição mental. 

Além disso, o projeto social busca a inclusão dos beneficiários, para ajudar esses jovens a aprimorarem seus currículos e ingressarem no mercado de trabalho. 

Dessa forma, o Governo do Estado de São Paulo disponibiliza uma quantia aos estudantes, como um apoio financeiro temporário.

Além disso, dentro do programa, ainda é ofertado atividades complementares, nas quais auxiliam na capacitação profissional dessa população.  

Essas atividades são organizadas e regulares, de iniciativa pública e/ou privada, para ampliar as oportunidades de desenvolvimento e inclusão social. 

Além disso, entre elas, estão políticas de atenção básica em busca da complementaridade intergovernamental, intersetorial e iniciativas da sociedade civil.

Quais são os principais objetivos do Programa Social?

O Governo de São Paulo criou o projeto com o objetivo de incentivar os jovens a concluírem o ensino básico e ingressar no mercado de trabalho. 

Dessa forma, possibilitando a preparação dos estudantes, com qualificação profissional e muito mais. Além desse principal objetivo, existem outros, que são:

  • Incentivar o retorno e/ou a permanência na escola; 
  • Propiciar o acesso a cursos profissionalizantes; 
  • Estimular a conclusão do ensino médio;
  • Favorecer a iniciação no mercado de trabalho;
  • Promover ações complementares.

Assim, o governo consegue garantir mais benefícios aos jovens, que vivem em situação de extrema pobreza.

Dessa forma, possibilitando igualdade a essa população com mais oportunidades, principalmente na hora de ingressar no mercado.

Qual o valor do benefício financeiro?

Mas afinal, quanto recebe o estudante que participa do Programa Ação Jovem? Bem, o valor destinado aos beneficiários é de R$80,00 (oitenta reais).

Além disso, é importante ressaltar que esse benefício é custeado com o recurso do Tesouro Estadual, no qual realiza a transferência diretamente aos beneficiários. 

Dessa forma, o pagamento do Programa Ação Jovem é feito por esse recurso, no qual é liberado para saque entre os dias 20 ao 30 de cada mês. 

Além disso, caso não seja sacado durante esse meio tempo, o saldo do cartão é zerado, não acumulando o valor do benefício. Dessa forma, ficará disponível para o pagamento do próximo mês. 

Qual a jornada de horas do programa?

Nesse meio tempo, os beneficiários precisam cumprir com a carga horária de 80 horas por ano, no qual é dividida por módulos.

Sendo assim, fica 20 horas para o módulo de Trabalho e Empreendedorismo, além de 12 horas para os demais módulos restantes. 

Além disso, elas podem ser alocadas, conforme o interesse do aluno. Lembrando que as demais  ações socioeducativas serão trabalhados três módulos básicos, como:

  • Educação, Cidadania e Meio ambiente;
  • Pluralidade Cultural, Esporte e Lazer;
  • Saúde.

Como se cadastrar no Programa Ação Jovem?

Agora que você conhece mais sobre o Programa Ação Jovem, o próximo passo é se cadastrar e garantir sua participação no projeto.

Quer saber como fazer o seu cadastro no Programa Ação Jovem? Então, clique no botão abaixo e confira um Passo a Passo completo.

Nele, você vai saber como funciona todo o processo de inscrição, além dos documentos necessários para o cadastro. Confira!

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0