Projeto em Joaquim Nabuco (PE) oferece cursos gratuitos de formação para o mercado digital
A cidade de Joaquim Nabuco receberá um laboratório de informática novo e de última geração para cursos gratuitos para geração de renda via internet.
Joaquim Nabuco é uma cidade de apenas 16 mil habitantes no interior de Pernambuco. A base da economia do município é a indústria açucareira que há mais de 50 anos enfrenta os desafios de se manter relevante num cenário onde o açúcar e o álcool ganha cada vez mias concorrência das eficientes usinas do sul e sudeste do Brasil.
Neste cenário de dependência, restam poucas alternativas para os jovens. É seguir a carreira no poder público municipal, entrar nas raras vagas abertas na usina local ou sobreviver no comércio local, majoritariamente de subsistência.

Voluntários preparam últimos detalhes do laboratório de informática montado para oferecer os cursos (Imagem: Reprodução)
Abrindo uma Janela para o Futuro
É neste cenário adverso que esta semana, dia 6 de setembro, inicia-se a primeira turma de projeto que pretende ajudar a abrir o espectro de possibilidades para as crianças e jovens locais.
O Projeto Janela do Futuro, oferecerá cursos gratuitos voltados às habilidades necessárias para prestação de serviço e venda de produtos no mercado digital.
Os jovens inscritos aprenderão a como oferecer serviços de Design, Redação para WEB, Linguagens de Programação, Assistente Virtual, Suporte, dentre tantos outras.
“Com essa janela de oportunidades e a capacitação inicial oferecida, esses jovens poderão oferecer estes serviços para empresas e pessoas de todo o Brasil e do mundo, através de plataformas online de freelancers e prestadores de serviços”, conta Jhonatas Bispo, investidor do projeto e CEO da Gridmidia, uma empresa de tecnologia da informação do Recife.
Projeto abraçou entidade reconhecida há anos na cidade

Jovens treinando em praça. O poder público local ainda não liberou as quadras esportivas para treinamento. (Imagem: Reprodução)
O Projeto Janela do Futuro rodará em conjunto com a instituição Nabuquense E.C., que há mais de 13 anos oferece gratuitamente na cidade aulas de futebol e outros esportes, através do treinador Adriano Nabuquense, para ocupar e tirar meninos de situação de risco. Hoje, são mais de 120 atletas e visa o desenvolvimento das suas potencialidades, o aumento do rendimento escolar, assim como também contribuir para uma melhora na interação e convivência social.
A ideia do projeto é ser uma modalidade prática onde esses meninos, além da formação física e moral, também aprenderão uma profissão e conseguirão gerar renda
Um dia eu fui um jovem que morava aqui na cidade e pude sentir na pele as dificuldades de conseguir sonhar além das possibilidades de renda que eram possíveis (comércio, usina ou prefeitura). Decidimos chamar Janela do Futuro, pois a ideia é apresentar e dar outras possibilidades para jovens com tanto potencial. Eles poderão trabalhar daqui para empresas de qualquer lugar do Brasil ou do mundo.”, completa Jhonatas.

Jovens posam para foto em praça a da cidade, antes do treino, com treinador e dirigente do projeto. (Imagem: Reprodução)
Onde encontrar e como Apoiar?
O primeiro curso oferecido conta com três professores e a temática “Oportunidades do Mercado Tecnológico”. Segundo os instrutores, visa oferecer uma visão mais geral sobre o que existe de possibilidades no mercado digital, além de uma introdução rápida nos fundamentos da informática.
A primeira turma do projeto já está completa, mas a ideia é iniciar novas turmas simultâneas em áreas mais específicas, como formação básica de designer, redação para WEB e as noções de venda dos produtos ou serviços online.
A ideia é contar com novos professores que possam oferecer suas habilidades de forma voluntária para abertura de novos horários e cursos.

Projetos são uma das poucas iniciativas sociais presentes na cidade (Imagem: Reprodução/Divulgação)
Onde? Rua da Paz, nº15, primeiro andar, Centro – Joaquim Nabuco, PE – CEP 55535000
Como Ajudar? 81 99438-7585 (contato da líder do Projeto – Shenya Thays)