ProUni 2020.2 oferece mais de 1.900 bolsas de estudo para ensino superior em Sergipe

O ProUni segue com inscrições abertas até sexta-feira (17) e oferece bolsas de estudo em universidades privadas. Em Sergipe, 1913 vagas estão disponíveis.

O Programa Universidade para Todos (ProUni) segue com inscrições abertas até sexta-feira (17) e oferece bolsas de estudo em universidades privadas. Em Sergipe, 1913 vagas estão disponíveis para mais de 80 cursos de graduação em faculdades particulares. Deste total, 572 são para bolsas integrais e 1.341 para bolsas de estudo parciais. A consulta de vagas pode ser feita pelo site.

ProUni 2020.2 oferece mais de 1.900 bolsas de estudo para ensino superior em Sergipe

ProUni 2020.2 oferece mais de 1.900 bolsas de estudo para ensino superior em Sergipe. (Imagem: Google)

Para participar da seleção, é necessário ter nota média de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 e não ter zerado a redação.

As bolsas integrais são ofertadas a candidatos com renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo e meio, ou seja, aproximadamente R$ 1,5 mil.

Leia mais: Prefeitura de Aracaju renova decreto de enfrentamento ao coronavírus

Nesta modalidade, o curso é totalmente gratuito. As bolsas parciais, com desconto de 50% nas mensalidades, são voltadas a participantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos por mês, ou seja, R$ 3.135.

Como consultar bolsas do ProUni?

Para verificar as vagas disponíveis, basta acessar o site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br/) e clicar em Pesquisar Bolsas. A consulta pode ser feita pelo nome do curso, pela instituição de ensino ou pelo município.

Para se inscrever, é preciso cadastrar-se no sistema de Login Único do governo federal, fazer a busca e selecionar duas opções de curso, turno e modalidade de concorrência (ampla ou ações afirmativas). Depois, basta confirmar a inscrição.

É possível entrar no sistema e fazer alterações nas opções de cursos e faculdades até as 23h59 do dia 17 de julho.

Quem pode participar da seleção?

  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou na condição de bolsistas de colégio particular;
  • Candidatos com deficiência;
  • Professores do ensino básico na rede pública, desde que concorram às vagas em cursos de licenciatura. Esta modalidade não considera os critérios de renda.

O resultado da primeira chamada será divulgado em 21 de julho e o prazo para comprovação das informações será de 21 a 28 de julho. A segunda chamada será publicada em 4 de agosto e o prazo para declarar interesse na lista de espera do ProUni será entre 18 e 20 de agosto. As informações estão disponíveis no site.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0