Petrolina-PE revela QUAL candidato está à frente nas pesquisas eleitorais 2020 para prefeito

O Instituto de Pesquisas (Ipespe) realizou as pesquisas eleitorais para saber qual candidato favorito à prefeitura de Petrolina.

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realizou as pesquisas eleitorais para a prefeitura de Petrolina. O levantamento teve a parceria da Folha de Pernambuco e aponta Miguel Coelho (MDB) à frente da disputa com ampla vantagem, chegando a 71% das intenções de voto.

Petrolina-PE revela QUAL candidato está à frente nas pesquisas eleitorais para prefeito

Petrolina-PE revela QUAL candidato está à frente nas pesquisas eleitorais para prefeito. (Imagem: Maurício André Anjos/ Arquivo pessoal)

O segundo colocado é o ex-prefeito da cidade Odacy Amorim (PT), que foi citado por 10% dos entrevistados. Na sequência está Julio Lossio Filho (PSD), com 5%; Gabriel Menezes (PSL), com 3% e Dr. Marcos (PSOL), com 1%. O candidato Deomiro Santos (PV) não pontuou. Os indecisos somam 5%.

Veja outros detalhes das pesquisas eleitorais em Petrolina

A maioria dos entrevistados indecisos é do sexo masculino (6%) e tem 60 anos ou mais (9%). O perfil do eleitor de Petrolina inclui ensino médio completo (6%) e renda familiar de até dois salários mínimos (7%). Entre os que afirmam votar nulo ou nem votar são, em sua maioria, do sexo feminino (6%) e têm ensino superior (6%). A margem de erro da pesquisa é de 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95,45%.

Leia mais: Pesquisa IBOPE para prefeito em Vitória da Conquista-BA revela candidato favorito

Entre os eleitores que pretendem votar em Miguel Coelho há uma predominância de jovens, com idade entre 16 e 24 anos (80%), com ensino fundamental (74%) e com renda familiar superior a cinco salários mínimos (75%). Coelho está equilibrado entre o eleitorado masculino e feminino, com 71% e 70% das intenções de voto, respectivamente.

Já Odacy Amorim tem melhor desempenho entre o eleitorado feminino (12%) de meia idade, entre 45 e 59 anos (16%). O grau de instrução fica entre ensino médio e superior (6%) e a renda familiar entre dois e cinco salários mínimos (11%). Julio Lossio Filho têm mais menções entre os eleitores com 60 anos ou mais (9%), com ensino médio e superior (6%) e que recebem entre dois e cinco salários mínimos (8%). A situação também é equilibrada entre eleitorado feminino e masculino, 6% e 5%, respectivamente.

A votação será no próximo domingo, dia 15, das 7 às 17 horas. Os três primeiros horários do dia serão preferenciais a eleitores com mais de 60 anos. O TSE estima que mais 147 milhões de eleitores compareçam às urnas.

 

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0