ProUni e Fies 2021 terão TRÊS edições? Entenda o que afirma o Presidente do INEP

O ProUni e o FIES 2021 vai apresentar mudanças no próximo ano e possivelmente três edições do programa serão realizadas. Entenda!

Devido à pandemia do novo coronavírus, muitas datas foram modificadas durante este ano de 2020, e isso não foi diferente com o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e as edições do ProUni e Fies 2021 que também vão apresentar mudanças. De acordo com o presidente do INEP, Alexandre Lopes, serão ofertadas três edições, nos meses de janeiro, abril e no segundo semestre.

ProUni e Fies 2021 terão TRÊS edições? Entenda o que afirma o Presidente do INEP

ProUni e Fies 2021 terão TRÊS edições? Entenda o que afirma o Presidente do INEP (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

O presidente do INEP divulgou o calendário das edições do ProUni e Fies de 2021. Um processo de inscrição vai acontecer em janeiro, antes mesmo do Enem 2020. Para isso, os estudantes utilizarão a nota de 2019 para fazer a inscrição.

Alexandre Lopes, em entrevista ao GUIA, afirmou que o segundo período de edição vai acontecer em abril, já com o resultado do Enem 2020, este será divulgado em 29 de março de 2021.

Um dos motivos que fizessem com que a nota do Enem 2019 fosse utilizada na primeira edição, é a necessidade do calendário acadêmico ser respeitado e, ao mesmo tempo, uma forma de propiciar a entrada dos alunos às universidades no início do ano.

Leia mais: FIES 2021: MEC divulga edital com informações sobre Enem de anos anteriores

A terceira edição dos programas ainda é uma hipótese, porém tem chances de se tornar uma verdade. Para que isso aconteça, é preciso que sejam avaliadas as vagas disponíveis, os cursos e outras circunstâncias que podem acontecer durante o ano.

O ENEM vai acontecer em duas modalidades: impressa e digital. A forma convencional e impressa vai acontecer nos dias 17 e 24 de janeiro. Já a versão digital tem datas determinadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. O resultado das provas acontecerão no dia 29 de março.

As provas digitais acontecerão pelo computador em laboratórios de informática nas escolas cadastradas, já a redação será realizada em modelo convencional.

O ProUni proporciona facilidades e bolsas integrais ou parciais nas instituições privadas. As datas determinadas até então são entre os dias 12 e 15 de janeiro de 2021. A nota usada será do Enem 2019.

O resultado da primeira chamada vai acontecer no dia 19 de janeiro. As novas edições ainda não tiveram datas divulgadas. Para concorrer às vagas é preciso ter pontuação mínima de 450 pontos e não pode ter zerado a redação.

 

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0