Provas do Enem 2020 são distribuídas no Brasil; estudantes iniciam contagem regressiva

As unidades federativas do Brasil começaram a receber as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020). Saiba mais!

As unidades federativas do Brasil começaram a receber as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2020). O processo de entrega foi iniciado no sábado (12) O voo saiu do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, para os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Ceará. Já no domingo (13) o destino do Enem 2020 foi para Roraima, Acre, Alagoas.

Provas do Enem 2020 são distribuídas no Brasil; estudantes iniciam contagem regressiva

Provas do Enem 2020 são distribuídas no Brasil; estudantes iniciam contagem regressiva (Imagem: Reprodução/G1)

A prova vai acontecer em duas modalidades. Neste ano, a categoria do Enem digital está sendo estreada e vai acontecer nas datas de 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Já as provas impressas que estão sendo distribuídas entre os estados, vão seguir as datas de 17 e 24 de janeiro. Mais de 5 milhões de inscritos realizarão a prova na categoria convencional.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a entrega das provas serão efetuadas em 41 viagens aéreas e 157 viagens terrestres. O prazo para entrega por meio terrestre vai acontecer até 7 de janeiro. Já as aéreas tem prazo determinado até dia 10 de janeiro ara que sejam concluídas todas as entregas.

Leia mais: SISU 2021 não vai aceitar a nota do ENEM 2020? Entenda TUDO sobre as novas regras

Para distribuição das provas do Enem, há a mobilização dos Correios, Força Aérea Brasileira (FAB), escoltas das polícias militares (PMs) e ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

De acordo com o presidente do INEP, Alexandre Lopes, a responsabilidade de entrega é grande, haja visto que é preciso cumprir horários e garantir a segurança do transporte:

“São 11 milhões de provas transportadas. Fazer com que todas cheguem nos municípios, no horário e no prazo certo para o dia da prova, é um grande desafio. A responsabilidade do Inep é mostrar que estamos fazendo um trabalho para garantir a segurança na execução da prova.”

E complementa:

“Temos o trabalho do Exército Brasileiro, garantindo mais segurança. A Polícia Federal trabalha ao longo do ano evitando as fraudes, por meio de inteligência. As polícias militares e a Polícia Rodoviária Federal também auxiliam na escolta. O engajamento de todos os estados e dos governadores acontece para que a logística saia conforme o planejado. O trabalho da gráfica com a impressão das provas garante segurança para que não ocorram vazamentos.”

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0