Salvador avança e vai para segunda fase de flexibilização do comércio; confira

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quarta-feira (5) os protocolos para a segunda fase de retomada do comércio, que contempla 30 mil estabelecimentos.

O prefeito ACM Neto anunciou nesta quarta-feira (5) os protocolos para a segunda fase de retomada do comércio. Serão liberados para funcionamento cerca de 30 mil estabelecimentos, entre academias de ginástica; barbearias e salões de beleza; centros culturais, bibliotecas, museus e galerias de arte; lanchonetes, bares e restaurantes.

Salvador avança e vai para segunda fase de flexibilização do comércio; confira

Salvador avança e vai para segunda fase de flexibilização do comércio; confira. (Imagem: PMS)

Mesmo com a aproximação do Dia dos Pais, a reabertura deve acontecer somente na semana que vem. Segundo o prefeito, não é aconselhável permitir a reabertura de bares e restaurante com a aproximação da data, pois o risco de aglomerações é muito grande. Cada setor comercial vai precisar cumprir regras para a retomada. Os estabelecimentos que descumprirem as determinações, como o uso obrigatório das máscaras, serão interditados.

Confira regras da flexibilização do comércio

  • Academias – Poderão funcionar de segunda a sábado, com horário livre e capacidade de público limitada. O tempo de permanência máximo de cada pessoa será de uma hora, com uso obrigatório de máscara;
  • Salões de beleza e barbearias – Poderão abrir de segunda a sábado, das 10 às 19 horas, com 30% da capacidade total e medição de temperatura;
  • Bares e restaurantes – Poderão reabrir de segunda a domingo, das 12 às 23 horas, com medidas de afastamento e restrição de público. Já as lanchonetes poderão reabrir de segunda a domingo, das 7 às 16 horas.
  • Museus, galerias e bibliotecas – Poderão funcionar de segunda a sábado, das 10 às 16 horas, e domingo sem restrição de horário, com capacidade reduzida;
  • Shoppings – As praças de alimentação passam a ser liberadas com 50% da ocupação total.

Outros setores, como praias, escolas e equipamentos públicos, não fazem parte do faseamento definido no estado e terão regras e prazos de retomada específicos. Para isso, a Prefeitura monitora a evolução do quadro do novo coronavírus na cidade.

Leia mais: Ambulantes de Salvador voltam a rotina após lockdown.

Novos respiradores para a Saúde

O prefeito ACM Neto também anunciou a chegada de 55 novos respiradores para Salvador, garantindo a ampliação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). A destinação dos equipamentos ainda está sendo estudada pela prefeitura. Segundo Neto, eles vão permitir criar novos horizontes para oferta de leitos na capital, o que também contribui para a retomada de atividades.

 

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0