Receita Federal do Maranhão lança serviço online para atendimento ao CPF
A Receita Federal do Maranhão anunciou mais uma opção de atendimento para os usuários, por meio do aplicativo de mensagens Telegram.
A Receita Federal do Maranhão anunciou mais uma opção de atendimento para os usuários. A partir desta semana, os maranhenses poderão consultar serviços relacionados ao CPF por meio do aplicativo de mensagens Telegram. O contato será por meio do canal ReceitaFederalOficial, que precisa ser adicionado pelos usuários.
De acordo com a Receita Federal do Maranhão, o objetivo é facilitar o atendimento para que o cidadão não precise sair de casa e se dirigir até uma das 11 unidades durante o período de pandemia da Covid-19, evitando aglomerações. Além do Telegram, o órgão também oferece outras opções de atendimento remoto.
Os serviços disponíveis pelo Telegram são:
- Atualização ou alteração de dados do CPF;
- Regularização do CPF;
- Segunda via do CPF;
- Informação do número do CPF;
- Consulta à situação cadastral;
- Consulta de ausência de declaração de imposto de renda de pessoa física.
Outros serviços online da Receita Federal do Maranhão
O órgão disponibiliza quatro canais de atendimento virtuais: a Lista de Serviços “Do que você precisa?”, o Fale Conosco, o e-CAC e o Chat RFB dentro do e-CAC. Atualmente, o atendimento por e-mail foi ofertado aos cidadãos como mais uma opção. Para utilizá-la, basta seguir o passo a passo.
- Encaminhar um e-mail para [email protected].
- O e-mail devem conter: título, com assunto do requerimento e arquivos anexados: formulário específico do serviço (lista disponível no endereço Lista de Serviços) e documento de identificação digitalizado;
- A mensagem deve conter todos os dados pessoais necessários, como nome completo, RG, CPF/CNPJ, telefone e descrição sucinta do pedido.
Até o dia 31 de julho, o atendimento no âmbito da 3ª Região Fiscal (Ceará, Maranhão e Piauí) será realizado preferencialmente pelos canais eletrônicos, a fim de minimizar os riscos de transmissão do novo coronavírus.
Leia mais: IPVA 2020: Governador do Maranhão anuncia novas medidas para o pagamento
As solicitações de serviços não disponíveis nesses canais que não podem aguardar devem ser enviadas por e-mail. A Receita Federal avalia a possibilidade de atendimento do pleito por meio do canal e entra em contato com o solicitante.
No Maranhão, há 11 Unidades de Atendimento ao Contribuinte – Bacaral, Balsas, Carolina, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês e São Luís.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.