Reclamações do comércio e serviço: Procon de Tocantins volta a atender presencialmente

Aquelas pessoas que tiveram problemas com alguma compra no comércio ou no setor de serviço já podem contar com o atendimento presencial do Órgão de Defesa do Consumidor (Procon) em Tocantins. O serviço foi retomado na última segunda-feira (20).

Reclamações do comércio: Procon de Tocantins volta a atender presencialmente
Reclamações do comércio: Procon de Tocantins volta a atender presencialmente. (Imagem: Google)

Contudo, existem algumas restrições para a retomada do atendimento. O agendamento será necessário para evitar aglomerações e filas nas unidades. Os atendentes estarão disponíveis nos horários de 08h20 às 17h20.

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, o atendimento acontecia apenas de maneira remota. A medida foi necessária para evitar a aglomeração e contaminação por parte dos usuários e funcionários.

Para fazer o agendamento basta entrar no site do Procon (www.procon.to.gov.br) e clicar na opção sistema de gestão de atendimento. A pessoa interessada em fazer uma reclamação terá que digitar o número do CPF e a data de nascimento. Outra maneira de realizar o agendamento é o contato telefônico para o núcleo que o consumidor deseja registrar o caso.

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Medidas do Procon Tocantins são adotadas para evitar contaminação

O Procon Tocantins disponibiliza dois turnos para a realização dos atendimentos. Entre uma pessoa e outra a ser atendida, os funcionários irão fazer a higienização das mãos, dos equipamentos e do balcão onde ficam os equipamentos.

A medida pode causar espera entre os consumidores que possuem algum tipo de queixa no comércio ou serviço. Entretanto garantirá mais segurança sanitária durante o processo.

Apesar da retomada do atendimento presencial no Procon, é possível fazer o registro no site, sem sair de casa. O Procon Tocantins informou que até o dia 14 de julho, nos 11 núcleos foram registradas mais de 5,6 reclamações.

Fique atento à documentação necessária para prestar queixa de setores do comércio e serviços

O Procon orienta que quem quiser fazer uma queixa no órgão deve estar atento à quais documentos levar durante o atendimento presencial. Os documentos exigidos são:

  • Documentos pessoais do consumidor e procurados, se for o caso.
  • Documentos que atestem a relação de consumo, como contratos, pedidos, notas fiscais, boletos, recibos, anúncios publicitários, embalagens, comprovantes de despesa médica, folhetos, ordem de serviço e a procuração, caso seja preciso.
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