Servidores do Detran-RN decidem paralisar atividades por 24 horas em protesto

Os servidores do Detran-RN decidiram paralisar as atividades por 24 h em protesto contra as condições laborais durante pandemia da Covid-19.

Nesta quarta-feira (13), servidores do Detran-RN (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte) decidiram paralisar as atividades durante 24 horas em protesto contra as condições laborais durante a pandemia do novo coronavírus. Os trabalhadores reclamam da quantidade de pessoas transitando nas agências do órgão.

Servidores do Detran-RN decidem paralisar atividades por 24 horas em protesto (Imagem: Divulgação/Detran-RN)

Servidores do Detran-RN decidem paralisar atividades por 24 horas em protesto (Imagem: Divulgação/Detran-RN)

Durante um dia, os trabalhadores não exercerão o ofício para chamar a atenção da sociedade sobre as condições insalubres decorrente da Covid-19. Sem a presença dos trabalhadores na unidade, as atividades serão feitas de forma remota.

Em ato exigindo do estado o cumprimento das medidas contra o novo coronavírus e a implementação de promoções, insalubridade e quinquênios para os servidores do órgão, servidores do Detran-RN farão protesto em frente à sede do Detran.

Leia mais: CNH Social: Rio Grande do Norte terá NOVA edição em 2021

O sindicato que representa os servidores do Detran-RN, o Sinai (Sindicato dos Servidores da Administração Indireta), informou ao Agora RN que há um número excessivo de pessoas transitando nas dependências do Departamento e que o objetivo da paralisação é dialogar com a comunidade do estado sobre a situação do órgão.

“Os profissionais alertam que o Detran recebe um público rotativo, pois todos os dias transitam pessoas diferentes, pondo em risco quem lá trabalha ou utiliza os serviços. Por isso, dizem ser preciso obedecer ao agendamento prévio para atendimento, evitando o trânsito desnecessário de pessoas”, apontou o Sinai ao portal.

Servidores pedem por segurança no trabalho durante pandemia

A paralisação será uma advertência e denúncia de que os protocolos de biossegurança não são cumpridos dentro das dependências do órgão.

É exigido ainda que o governo do Rio Grande do Norte fiscalize de forma mais rigorosa a garantia do cumprimento do protocolo de biossegurança dos servidores. 

Também é reivindicado o fim da escala de trabalho presencial, devendo ser priorizado o teletrabalho exclusivo para todas as funções que possam ser desempenhados à distância.

De acordo com resposta dada pela direção do Detran ao Agora RN, os protocolos estão sendo cumpridos e o atendimento acontece por agendamento online; seguindo protocolos como aferição de temperatura e uso de máscaras de proteção.

Em razão da situação da pandemia, os servidores informaram ao portal que o protesto marcado para esta quarta não terá aglomerações de profissionais na frente do prédio. O ato vai cumprir as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) de proteção sanitária.

Leia mais: Projeto da Câmara dos Deputados propõe DESCONTOS na compra do carro 0 km

Paralisação de atendimento no Detran-RN por casos de Covid-19

Em agosto, o órgão precisou paralisar o atendimento ao público no setor de Registro de Veículos na sede do órgão em decorrência de infecção de três funcionários pelo novo coronavírus.

À época, o Detran-RN alegou que o local passaria por sanitização pela segurança da população e de colaboradores.

Em nota, o órgão de trânsito também informou que cerca de 300 atendimentos são realizados no referido departamento diariamente.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0