SISU 2021 já tem data para inscrições? Ministro da Educação divulga ESTAS informações

Ministério divulgou que a primeira edição do Sisu vai acontecer em abril de 2021, antes, Milton Ribeiro informou que a data seria em janeiro.

Dos cronogramas de ingresso nas universidades pelos programas do Governo Federal, apenas o SISU 2021 (Sistema de Seleção Unificada) ainda não tinha calendário oficial com datas das inscrições divulgado pelo MEC (Ministério da Educação). Porém, a pasta divulgou na sexta-feira (11) que a primeira edição do programa vai acontecer em abril de 2021. Um dia antes, o ministro Milton Ribeiro havia informado que a data aconteceria no final de janeiro.

SISU 2021 já tem data para inscrições? Ministro da Educação divulga ESTAS informações (Imagem: Yaci Ribeiro/JC imagem)

SISU 2021 já tem data para inscrições? Ministro da Educação divulga ESTAS informações (Imagem: Yaci Ribeiro/JC imagem)

Em nota à imprensa, o MEC alega a data em abril foi definida em razão do adiamento da aplicação das provas do Enem de 2020, cujo resultado será divulgado em março de 2021; exigindo a nota do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) para a seleção.

Leia mais: MEC divulga cronograma do ProUni e FIES 2021; inscrições começam em breve

Na quarta-feira (10), em evento de entrega do prédio de Medicina da UFPE, em Caruaru, o ministro chegou a mencionar à ABTV (TV Asa Branca e da TV Jornal) que as inscrições aconteceriam ainda em janeiro, prometendo a divulgação do calendário ainda na mesma semana.

“Nós estamos marcando a questão do SiSU para o final de janeiro. Essa semana agora nós vamos divulgar um calendário que possa aproveitar talvez as notas do Enem do passado para as escolas privadas. Então está tudo organizado. Essa semana eu devo distribuir essa informação para o conhecimento de toda a sociedade”, disse.

SISU 2021 espera por decisão

O portal Mundo Educação pontuou em texto que o SISU usa as notas do Enem do ano anterior como forma de seleção, ocorrendo geralmente em janeiro. Até a publicação da matéria do portal, ainda não havia definição sobre o cronograma do SiSU e, nem mesmo, se a nota do Enem 2020 seria utilizada.

A prova do Enem 2020 será aplicada nos dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (prova digital), com as notas sendo liberadas em março. O edital do Sisu deve sair após o resultado do Enem.

ProUni e Fies

O MEC já anunciou os cronogramas do ProUni (Programa Universidade para Todos) e do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o próximo ano, onde ambos acontecerão em janeiro. Nós publicamos matéria dando detalhes sobre as datas definidas com as orientações de inscrição. Os dois programas também usam o Enem como forma de seleção. Sendo assim, as notas do Enem 2020 também não poderão ser usadas.

Louise
Escrito por

Louise

Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0