Eleições 2020: Segundo TRE, somente 3 mil mesários se inscreveram para as votações em Alagoas

TRE informa que devido à pandemia do Covid-19, o número de inscrições de mesários voluntários caiu no estado de Alagoas. Geralmente o número

TRE informa que devido à pandemia do Covid-19, o número de inscrições de mesários voluntários caiu no estado de Alagoas. Geralmente, o número fica em torno de 23 mil. Atualmente, os cadastros chegaram apenas a 2.437 pessoas.

Eleições 2020: Somente 3 mil mesários se inscreveram para as votações municipais em Alagoas

Eleições 2020: Somente 3 mil mesários se inscreveram para as votações municipais em Alagoas (Imagem: Reprodução Google)

As eleições municipais estão previstas para novembro segundo a divulgação do calendário eleitoral. Porém, o número de pessoas inscritas não chegaram nem perto dos anos anteriores.

No estado é preciso cerca de 23 mil mesários para atuar nas eleições. Atualmente, se inscrevem pouco menos de 3 mil pessoas.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as eleições em todo o país precisa de 2 milhões de mesários. Dentre essa quantidade, 30% são voluntários. A instância jurídica máxima já iniciou o convite aos brasileiros para atuar como mesários. Porém, este convite não é estendido às pessoas que se enquadram nos grupos de risco do Covid.

Devido ao número baixo de cadastros, o TSE-Alagoas inicia uma campanha nesta sexta (14) para convidar e incentivar a participação nas eleições 2020.

Leia mais: Eleições 2020: TSE divulga novas datas e ajusta normas para eventos eleitorais

A campanha também acontece nacionalmente e tem o apoio do médico Dráuzio Varela explicando sobre os cuidados e a segurança dos mesários.

O TRE- AL vai investir em campanhas com o depoimento de ex-mesários e os benefícios proporcionados com a escolha.

TRE- AL: Mudança nas eleições

Com a pandemia, além do calendário eleitoral ser modificado, a rotina dos mesários e dos eleitores também sofrerá alteração.

A convocação dos mesários será feita apenas para pessoas que não se enquadram nos grupos de risco da pandemia e o treinamento será de forma online.

O eleitor não exercerá o voto de forma digital e respeitará o distanciamento social proposto. Além disso, será exposto:

  • Álcool em gel para eleitores e mesários;
  • Segurança para o eleitor que apresentará o documento com o uso de bandejas;
  • Equipamentos de segurança distribuídos entre os mesários;
  • Canetas serão higienizadas.

Cadastro de mesário voluntário 

O mesário voluntario pode se inscrever pelo:

A inscrição só é válida para maiores de 18 anos e que estejam em plena condição junto a Justiça Eleitoral. Não podem inscrever candidatos à vagas eleitorais e famílias, agentes policiais, autoridades e membros do diretório de partidos políticos.

 

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0