SiSU, ProUni e Fies 2021: O que já se sabe sobre as novas edições dos programas?

Enquanto o Enem 2020 não chega, o Sisu, ProUni e Fies 2021 estão contando com novas regras para o ano de 2021.

Enquanto o Enem 2020 não chega, o Sisu, ProUni e Fies 2021 estão contando com novas regras para o ano de 2021. Os três programas criados pelo Governo Federal, possibilitam a inserção dos estudantes nas universidades públicas ou particulares do Brasil.

SiSU, ProUni e Fies 2021: O que já se sabe sobre as novas edições dos programas?

SiSU, ProUni e Fies 2021: O que já se sabe sobre as novas edições dos programas? (Imagem: Reprodução Vestibular Brasil Escola)

Novas regras

Para participar do processo seletivo do Sisu, ProUni e Fies, os estudantes não precisam mais obrigatoriamente utilizar a nota do Enem de 2020, isto é, caso o estudante alcançou uma melhor média na edição do ano de 2019 ele pode usar essa nota.

A decisão partiu do presidente Jair Bolsonaro. Esse decisão partiu-se dos efeitos negativos que à pandemia da Covid-19 deixou aos alunos, deixando os alunos com a única possibilidade de continuar os estudos de forma remota. O presidente sancionou a Medida Provisória (MP) 934, e fez um veto que diz:

“Para o ano letivo subsequente ao afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei, os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior que tenham aderido ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) serão compatibilizados com a divulgação dos resultados do exame referido no caput deste artigo”.

O presidente entendeu que manter somente a nota do Enem 2020 como uma única alternativa muitos alunos seriam prejudicados. Justificando a sua decisão ele afirmou:

“Ao condicionar os processos seletivos de acesso aos cursos das instituições de educação superior aderentes ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (Prouni) com a divulgação do resultado do Enem poderá prejudicar os alunos que não o fizeram e muitos que não o farão em função da pandemia, bem como poderá inviabilizar que outros tantos alunos de baixa renda possam ingressar no Prouni”.

Leia mais: Inscrições para o Casa Verde e Amarela já começaram ou apenas em 2021? Veja aqui!

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa de inclusão educacional criado no ano de 2004 pelo Ministério da Educação (MEC), com a finalidade de ajudar estudantes brasileiros que não têm condições de pagar o valor das faculdades particulares a ingressar no ensino superior por meio da concessão de bolsas de estudo que vão de 50% (parciais) a 100% (integrais) das mensalidades.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Mariana Castro
Escrito por

Mariana Castro

Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0