FIES: Como socilitar renegociação de débitos atrasados em 2021?

O prazo para fazer adesão do programa especial de Regularização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado. Confira!

O prazo para fazer adesão do programa especial de Regularização do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi prorrogado até dia 31 de janeiro de 2021, onde os estudantes poderão renegociar todos os seus débitos. A iniciativa foi feita pelo Ministério da Educação (MEC).

FIES: Como socilitar renegociação de débitos atrasados em 2021?

FIES: Como socilitar renegociação de débitos atrasados em 2021? (Imagem: Montagem /Jornal O Norte)

Na quarta-feira (30), o Diário Oficial da União (DOU) publicou a resolução nº 43 referente ao FIES. Ela traz a decisão de que a renegociação dos débitos seja somente para os alunos que fizeram o seu contrato em 2017 e que não foram quitados até julho de 2020, ou seja, os contratos que estiverem vencidos.

Na resolução anterior, de nº 42, o prazo para a negociação dos débitos terminaria no dia 31 de dezembro. A nova decisão aumenta o prazo em um mês.

Leia mais: Auxílio emergencial: 1° lote do benefício em 2021 começa a ser pago HOJE (4)

Opções disponíveis para renegociar os débitos

No programa especial do Fies, os estudantes que o aderirem encontram duas opções. A primeira delas é para liquidar toda a dívida, onde os juros podem ser reduzidos até 60% e podendo ainda parcelar em até quatro parcelas semestrais. O vencimento da primeiro parcela é somente para março de 2021 e a última vence em dezembro de 2022.

Já a segunda opção do programa é o parcelamento da dívida, podendo parcelar em até 175 vezes. Caso o estudante prefira esta opção, as formas de parcelamento são:

  • Em até 24 parcelas mensais, com o vencimento da primeira parcela em 31 de março de 2021, e redução de 60% dos encargos moratórios;
  • Em até 145 parcelas mensais, com o vencimento da primeira a partir de janeiro de 2021, e redução de 40% dos encargos moratórios;
  • Em até 175 parcelas mensais, com vencimento a partir de janeiro de 2021, e de 25% dos encargos moratórios.

Vale lembrar que todos os descontos que o programa está oferecendo são referentes ao juros, isto é, os juros foram removidos e somente o valor fixo da parcela mantido.

Leia mais: Conta de água em Pernambuco AUMENTA a partir de janeiro; entenda o motivo

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC e ofertados por instituições de educação superior não gratuitas aderentes ao programa.

Isabela Veríssimo
Escrito por

Isabela Veríssimo

Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se ao Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0