Solicitação do Auxílio-Reclusão: Como solicitar e Quais Documentos são Necessários

Clique aqui e saiba como fazer a solicitação do Auxílio-Reclusão, além dos documentos necessários. Confira!

O auxílio é um benefício concedido aos familiares de presidiários, no qual são segurados pelo INSS. A solicitação do Auxílio-Reclusão pode ser feita pelos dependentes do detento, que necessitam de ajuda financeira, desde cônjuge até os pais. 

Vale lembrar que esse benefício é o valor da aposentadoria do recluso, onde a Previdência Social paga um salário mínimo aos dependentes. Atualmente, o auxílio é definido em  R$ 1.212,00. 

Mas afinal, como é possível realizar a solicitação do Auxílio-Reclusão e quais são os documentos necessários para dar entrada no processo? Neste conteúdo, você saberá tudo o que precisa sobre o procedimento. Aproveite a leitura e saiba como! 

Quem pode fazer a solicitação do Auxílio-Reclusão?

É importante ressaltar que não são todos os familiares que podem receber o Auxílio-Reclusão. Existem algumas regras, na qual os dependentes precisam ficar atentos para cumprir. 

Vale destacar que os beneficiários são divididos em três classes e precisam depender economicamente da pessoa presa. Confira abaixo quem por fazer a solicitação do Auxílio-Reclusão! 

  • Classe 1: cônjuge ou companheiro (a) e filhos, menores de 21 anos e que não sejam emancipados. Também estão incluídas nessa categoria os filhos portadores de deficiência ou sofram de invalidez, salvos de qualquer idade.
  • Classe 2: os pais fazem parte da categoria, mas para receber o benefício, é importante comprovar a dependência econômica.
  • Classe 3: por fim, os irmãos também são considerados dependentes do segurado do INSS. Eles não podem ser emancipados e devem ser menores de 21 anos, exceto indivíduos portadores de deficiência ou alguma invalidez. No entanto, é importante também apresentar um comprovante de dependência econômica.

Outra coisa importante que precisa ser considerada são os dependentes da primeira classe, eles possuem preferência no recebimento. Ou seja, se o detento tiver filhos e pais, os filhos têm favoritismo durante o processo. 

Portanto, os dependentes da classe 1 são os únicos que não precisam comprovar dependência econômica.    

Qual tipo de prisão permite a solicitação do Auxílio-Reclusão?

Algumas mudanças foram feitas em relação ao Auxílio-Reclusão, onde nem todas as prisões dispõem do direito da solicitação do benefício. Antigamente, o suporte financeiro era destinado a outras categorias, que incluía regime semiaberto  

No entanto, recentemente, a Lei do Pente Fino realizou algumas mudanças nas regras, validando apenas as prisões que envolvem regime fechado. É importante dar atenção a este detalhe, por ser uma exigência atual. 

Dessa forma, é possível evitar qualquer tipo de confusão na hora de realizar a solicitação do Auxílio-Reclusão. 

Confira as prisões que não geram direito ao Auxílio-Reclusão! 

  • Prisões preventivas; 
  • Prisões em flagrante;
  • Prisões temporárias;
  • Regime semiaberto. 

Documentos necessários para a solicitação do Auxílio-Reclusão

Os documentos são um dos mais importantes pontos do processo. É essencial ficar atento na hora de realizar a solicitação do Auxílio-Reclusão. 

Por isso, quando você for dar entrada no processo de solicitação, atente-se aos principais documentos exigidos. Entre eles, estão:

  • Documentos pessoais dos dependentes e do segurado recluso (RG e CPF);
  • Comprovante de dependência econômica do dependente;
  • Declaração emitida pela autoridade carcerária informando data da prisão e o regime que o detento cumpre;
  • Declaração que comprove o tempo de contribuição do segurado preso, como carteira de trabalho, por exemplo.

Esses são os principais documentos que o beneficiário precisa apresentar na hora de iniciar o processo de solicitação do auxílio financeiro. Dessa forma, você consegue garantir o suporte pago pela Previdência Social. 

Passo a passo para solicitar o auxílio

O processo para solicitar o benefício é feito pelo próprio dependente, através da internet. Na hora de começar o procedimento, é importante ficar bastante atento em cada etapa. Assim, é possível evitar cometer algum erro, que possa prejudicar a solicitação. 

Confira aqui como solicitar o Auxílio-Reclusão! 

– Acesse o Portal Meu INSS;

– Em seguida, clique no menu “Agendamentos/ Requerimentos”;

– Clique em Auxílio-Reclusão Urbano (se você trabalha na região metropolitana), ou no botão Auxílio-reclusão Rural (se você mora na região rural);

– Depois, basta preencher os dados que o portal solicitar;

– Por fim, anexe os documentos digitalizados. 

Data para receber o benefício

Após a data da prisão, os dependentes têm 180 dias, caso seja menor de 16 anos, ou 90 dias para buscar pelo Auxílio-Reclusão. Assim, é possível conseguir que os pagamentos sejam retroativos à data da reclusão do segurado. 

A solicitação do Auxílio-Reclusão é um procedimento que exige bastante cuidado, principalmente na hora de reunir os documentos. Confira todos os requisitos, para garantir todo suporte financeiro da sua família. 

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0