UFPA oferece 200 vagas para MESTRADO em 2021; saiba como realizar sua inscrição

A Universidade Federal do Pará (UFPA) anuncia a disponibilidade de 200 vagas de mestrado na instituição em 2021. Confira os detalhes!

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está oferecendo 200 vagas para ingresso no mestrado da instituição em 2021. A oportunidade faz parte do programa de pós graduação. Segundo a universidade, há vagas exclusivas para alunos indígenas e quilombolas. Os cursos ofertados são das áreas de Meio Ambiente, Ciências Sociais e Biológicas e Ciências Humanas e Exatas.

UFPA oferece 200 vagas para MESTRADO em 2021; saiba como realizar sua inscrição

UFPA oferece 200 vagas para MESTRADO em 2021; saiba como realizar sua inscrição (Imagem: Reprodução/ Google)

De acordo com a UFPE, as 200 vagas estão distribuídas em 11 editais e cada um cita as regras e os pré-requisitos para a inscrição. Dois editais estão abertos no Programa de Pós Graduação em Antropologia e Sociologia.

O primeiro com 15 vagas ofertadas com o fim das inscrições em 31 de dezembro que devem ser feitos pelo site do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica (Sigaa). O edital completo com o número de vagas e as áreas oferecidas pode ser consultado na internet.

Já o segundo, oferece oportunidades direcionados à quilombolas e indígenas. As inscrições deste grupo terminam no dia 31 de janeiro por meio das políticas de ações afirmativas. Para participar, o candidato precisa confirmar a veracidade da etnia. Ao todo, são oferecidas seis vagas, sendo três para cada grupo étnico.

Leia mais: Renda Cidadã, Bolsa Família e auxílio emergencial: Bolsonaro assume expectativas para 2021

Para concorrer às inscrições é preciso que o candidato envie documentos como: dois formulários, um de inscrição e outro de etnia, histórico, documento de identidade, certificado de conclusão de curso, uma declaração comprovando a disponibilidade de horário, o currículo e o pré-projeto.

Toda a pasta precisa ser enviada para o e-mail: [email protected]. Este grupo deve seguir este edital.

Outro programa com vagas direcionadas à grupos específicos é o de direito.  As inscrições podem acontecer até o dia 8 de janeiro.

É necessário ser pertencente à grupos indígenas e quilombolas e comprovar junto ao sistema os dados declarados. Ao todo, são oferecidas 12 vagas.

As inscrições são online e podem ser feitas no site do Sigaa, de acordo com informações disponíveis neste edital.

Mais oportunidades da UFPA

A capital do Pará está ofertando um total de 23 vagas para mestrado na área de matemática. Aos interessados, a inscrição é feita online por meio do portal oficial do Sigaa até o dia 5 de janeiro de 2021. A Universidade informa que o curso tem duração de dois anos e o edital já está disponível.

Mais 20 vagas são ofertada para área similar. Contudo, estas são ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas. A taxa de inscrição é de R$ 60. A inscrição também deve ser feita pelo portal Sigaa. Tenha acesso ao edital completo aqui.

Leia mais: Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) disponibiliza 10 vagas com inscrições que podem ser feitas até dia 18 de janeiro de forma gratuita no site do Sigaa. Quem deseja saber sobre as normas do candidato, deve acessar o edital.

Terminam dia 20 de janeiro de 2021 as inscrições do Programa de Pós-Graduação em Ecologia Aquática e Pesca com um total de 18 vagas. O site de inscrição informado acima estabelece quais são os parâmetros para aprovação. Para acessar o edital completo, clique aqui.

Mais de 80 vagas são distribuídas no quesito multicampi. Para informações sobre áreas e detalhes dos critérios para avaliação, acesse o site oficial do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmica.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0