Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE

O projeto ‘De boa no Enem’ está lançando o Desafio da Redação, uma plataforma gratuita de correção de redações para quem vai prestar o Enem 2020. A ideia é ajudar os candidatos do Rio Grande do Norte a desenvolver habilidades de escrita exigidas para uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio.

Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE
Enem 2020: Plataforma online realiza correção de redações GRATUITAMENTE. (Imagem: Divulgação De Boa no Enem)

A edição 2020 do exame foi adiada em razão da pandemia do novo coronavírus e está marcada para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 na versão impressa e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. Para participar, os interessados precisam se cadastrar na página do Desafio da Redação.

Leia mais: Provas do Enem 2020 são distribuídas no Brasil; estudantes iniciam contagem regressiva

Como acessar a plataforma de redações para o Enem 2020

No sistema do projeto, o usuário tem acesso ao tema disponível para a redação e pode produzir um texto e enviar para ser corrigido. A proposta de redação vem acompanhada de textos motivadores, assim como ocorre no exame. Os participantes também podem fazer download da folha de redação com modelo semelhante ao do Enem.

Quem não possui impressora, pode escrever o texto em uma folha de caderno. Para enviá-lo à plataforma, é preciso escanear ou fotografar em boa resolução. Todos os usuários terão acesso às propostas de redação, mas somente os primeiros 3 mil textos enviados serão corrigidos. As avaliações são feitas por professores especialistas de todo o Brasil e seguem os critérios de nota do Enem.

Leia mais: MEC volta atrás e toma NOVA decisão sobre uso do Enem 2020 no SISU 2021

O participante receberá uma notificação por e-mail sobre a correção. Os textos podem ser conferidos na aba ‘espaço do aluno’, com os comentários do corretor e a nota final atribuída. No Enem, a redação vale 1 mil pontos e pode ser essencial para a composição de boa nota, exigida em cursos de graduação muito concorridos, como Medicina e Engenharia.

O projeto ‘De Boa no Enem’ é uma realização da Inter TV RN e do G1 RN e contém informações produzidas diariamente pelos veículos de comunicação. Apesar de ser voltado para estudantes do Rio Grande do Norte, é aberto a participações de todo o Brasil.

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.