Veja como ter DESCONTOS no pagamento e emitir boleto do IPVA Amazonas 2021

O IPVA Amazonas 2021 garante descontos e possbilidade de pagamento aos contribuintes que realizarem o pagamento à vista. Confira.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo obrigatório e deve ser pago anualmente por cada condutor. Este, juntamente com o licenciamento, permitem que haja a circulação dos veículos em vias públicas. Com o final do ano, os calendários de pagamento são liberados aos contribuintes e são oferecidas facilidades de quitação do boleto. Exemplo disso é o IPVA Amazonas 2021.

Veja como ter DESCONTOS no pagamento e emitir boleto do IPVA Amazonas 2021

Veja como ter DESCONTOS no pagamento e emitir boleto do IPVA Amazonas 2021 (Imagem: Montagem / Jornal O Norte)

O imposto é de obrigatoriedade apenas para veículos terrestres, sendo excluído, por exemplo, iates, navios, barcos, aviões, helicópteros ou qualquer meio de transporte similar a estes citados.

De acordo com a Constituição Federal, a cobrança e os valores designados são de responsabilidade estadual. Metade do valor recolhido fica para as despesas do Estado e os outros 50% é destinado ao município pelo qual o veículo foi registrado.

Leia mais: IPVA 2021: Pernambuco, Bahia, Sergipe e Alagoas já liberaram calendário de pagamentos

O pagamento do tributo geralmente é oferecido em duas modalidades de pagamento, um é chamado de cota única e a outra modalidade tem a ver com a possibilidade de parcelamento.

O valor à vista  garante que o contribuinte consiga um desconto como forma de incentivo, já a forma parcelada, não proporciona desconto, porém garante facilidade de pagamento.

O imposto cobrado no Amazonas propicia um desconto de 3% para as pessoas que desejarem realizar o pagamento À vista. Além do calendário, as alíquotas também foram divulgadas. Entre os percentuais estão:

  • 1,5% para carros movidos a Gás Natural Veicular (GNV);
  • 2% para motos;
  • 4% para carros flex.

A data do pagamento à vista assim como o da primeira parcela do imposto veicular coincidem no dia 21 de janeiro. Geralmente, no Amazonas, a modalidade de pagamento do tributo é permitido de modo parcelado em um total de 3x. Neste ano não será diferente.

De acordo com a tabela divulgada, a data da última parcela divulgada está marcada para o dia 9 de abril, para os proprietários de veículos com o final da placa com dígito 9.

Como emitir

Os boletos podem ser emitidos através do portal oficial do Banco Bradesco ou pela Secretaria da Fazenda do Estado do Amazonas. Para o pagamento, é preciso recolher a Guia de Regularização de Débitos (GRD) e ter em mãos o número do Renavam. A Guia de Recolhimento de Taxas (GRT) também precisa ser quitada e pode ser encontrada junto ao site do Bradesco.

Leia mais: IPVA 2021: Entenda TUDO sobre funcionamento do imposto

Calendário IPVA Amazonas 2021

Confira as datas de pagamento do imposto no Amazonas:

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0