13º Salário Antecipado do INSS 2023: Quando Paga e Quem Recebe

Descubra se você tem direito de receber o 13º Salário Antecipado do INSS 2023 e quando será pago. Acesse e confira!

O 13º salário antecipado do INSS 2023 é um dos principais direitos trabalhistas concedidos aos brasileiros. As parcelas são liberadas conforme o calendário. No entanto, para receber, é preciso cumprir alguns critérios. Neste post, você vai entender tudo sobre o 13º salário antecipado do INSS 2023.

Fonte: Site Pronatec

O que é o 13º salário antecipado do INSS 2023? 

O 13º salário antecipado do INSS 2023 é um pagamento feito aos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no Brasil. Ele é conhecido como gratificação natalina e é dividido em duas partes durante o ano de recebimento.

Os trabalhadores recebem benefícios em duas parcelas, a primeira no meio do ano e a segunda no final do ano ou também no início do segundo semestre.

Um dos principais objetivos dessa iniciativa é garantir a organização financeira dos brasileiros, como o pagamento de débitos, pendências, dívidas e outras contas.

Veja Também

Solicitar Novo Cartão do INSS

Auxílio para Mães Solteiras

Agendamento Online no INSS

Consultar Benefício 100% Online

Essa primeira parcela é conhecida como antecipação do décimo, que normalmente é feita no início do segundo semestre.

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os segurados do INSS terão direito de receber a antecipação do décimo em 2023.

Outro ponto importante a destacar é que a antecipação não interfere no valor recebido durante o ano. Portanto, não há com o que se preocupar.

Durante o recebimento da segunda parcela, o valor será pago corretamente, de acordo com o valor correspondente.

Qual o valor do décimo terceiro em 2023?

O valor do benefício pode variar de acordo com a aposentadoria do segurado. Isso porque, o INSS dispõe de diferentes tipos de benefício previdenciário. 

No entanto, é importante ressaltar que o valor é semelhante ao que é pago mensalmente aos aposentados. O piso do décimo pode ser de R$ 1.320,00 e o teto, R$ 7.507,49.

Fonte: Jornal Online – UOL

Quem tem direito de receber o 13º antecipado?

Diversos brasileiros têm direito a receber o 13º antecipado. No entanto, em 2023, o INSS informou que não haverá a antecipação para todos os trabalhadores. Embora exista uma medida para garantir uma mudança nessa decisão, não há previsão de alteração.

No entanto, mais de 30 milhões de brasileiros poderão se beneficiar com a antecipação, pois ela foi liberada para uma parte da população.

Fonte: Site Pronatec

Portanto, terão direito de receber o 13º salário antecipado do INSS 2023 as pessoas que se encaixam nos seguintes grupos:

  • Aposentados;
  • Pensionistas;
  • Pessoas que receberam o auxílio-reclusão;
  • Pessoas beneficiadas com pensão por morte;
  • Beneficiários do auxílio-doença e auxílio-acidente;
  • Entre outros benefícios previdenciários.

É fundamental ficar atento às informações atualizadas sobre o assunto para não perder nenhum prazo e evitar contratempos.

Além disso, o INSS informou que: os brasileiros que não vão receber a antecipação do décimo, receberão seu benefício financeiro em uma única parcela em novembro.

Calendário do 13º salário antecipado do INSS 2023

Conforme o Governo Federal, a primeira parcela do benefício financeiro já tem um período definido, que é entre maio e junho.

A data de pagamento do seu décimo pode ser conferida na tabela disponibilizada pelo órgão responsável. Lembre-se de estar sempre atualizado para não perder o prazo de pagamento da antecipação do décimo.

Confira o calendário abaixo:

Final do NIS1ª parcela2ª parcela
125 de maio26 de junho
226 de maio27 de junho
329 de maio28 de junho
430 de maio29 de junho
531 de maio30 de junho
61 de junho3 de julho
72 de junho4 de julho
85 de junho5 de julho
96 de junho6 de junho
07 de junho7 de julho
Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0