Novo cartão do INSS: Vantagens e Como solicitar

Descubra quais são os benefícios oferecidos pelo novo cartão do INSS e veja como solicitar. Acesse e confira os detalhes!

O novo cartão do INSS surgiu no início de 2023, trazendo diversos benefícios aos segurados do INSS. Contudo, muitas dúvidas também surgiram com essa ferramenta, de como solicitar, quais benefícios, entre outras. Saiba aqui como funciona o novo cartão do INSS!

Fonte: Portal Valentina

O que é o novo cartão do INSS?

O novo cartão do INSS é uma forma para os segurados receberem seus benefícios previdenciários de forma simples e rápida.

Esse cartão é emitido unicamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no qual é voltado para os beneficiários de programas sociais.

Dessa forma, você possui mais facilidade na hora de garantir o pagamento, além de proporcionar mais segurança e praticidade a todos.

Veja Também

Aplicativo para Consultas de Benefícios

Novo Valor Salário Mínimo 2023

Saiba tudo sobre o FGTS

Cartão Gratuito de Benefícios Sociais

Além disso, é importante ressaltar que ele traz diversos benefícios a aposentados e pensionistas do INSS, disponibilizando recursos, como empréstimos e muito mais.

Quais os serviços e vantagens do cartão de benefícios do INSS?

O cartão funciona como débito, onde os benefícios podem realizar diversos serviços, como realizar compras, sacar o pagamento, entre outros.

São diversos serviços oferecidos aos usuários do novo cartão do INSS, facilitando o acesso aos seguintes recursos previdenciários:

  • Recebimento de pagamentos na conta-corrente ou poupança;
  • Saques em caixas eletrônicos;
  • Fazer compras em diversos estabelecimentos;
  • Consultas de saldo e extrato do PIS/PASEP.

No entanto, é importante ressaltar que os benefícios possibilitam acesso ao cartão precisam ser da rede bancária conveniada com o INSS.

Fonte: Meu Tudo.

Além disso, é importante ressaltar que o cartão não é um benefício si, ele é uma ferramenta facilitadora criada para os segurados. Com isso, trazendo as seguintes vantagens: 

  • Saque;
  • Pagamentos;
  • Passagem Gratuita em transporte público;
  • Descontos em cinemas e shows;
  • Descontos em passagens aéreas, hotéis e farmácias.

Vale ressaltar que os descontos são destinados apenas aos estabelecimentos que possuem convênio com a instituição.

Essa é uma novidade que chegou para beneficiar diversas pessoas que têm direito de acessar os serviços relacionados à Previdência Social.

Quem tem direito ao cartão do INSS?

Para você ter direito de receber o cartão, é preciso cumprir com alguns critérios estabelecidos pelo INSS. Um dos principais deles, você precisa fazer parte de algum benefício social concedido pela Previdência aos brasileiros.

Portanto, tem direito de solicitar e receber essa ferramenta de benefícios do INSS os seguintes grupos.

  • Segurados que recebem salário-maternidade, pensão por morte, auxílio-doença, entre outros;
  • Pessoas aposentadas;
  • Pensionistas do INSS.

Por fim, é importante ressaltar que o novo cartão do INSS não é obrigatório para os beneficiários receberem seus pagamentos.

Fonte: R7 Notícias

Contudo, é uma ferramenta que chegou para facilitar a vida de muitas pessoas, principalmente os aposentados e pensionistas.

Como solicitar o cartão do INSS?

Ainda não há um processo específico para solicitar o cartão de benefícios do INSS, isso porque, o governo ainda não disponibilizou a ferramenta a todos.

No entanto, de acordo com a Previdência Social, esse novo cartão será distribuído ainda este ano aos beneficiários do INSS.

Fonte: PronaTec

Sendo assim, ele será enviado para os endereços residenciais dos segurados, onde poderiam utilizar da melhor forma.

Contudo, caso você tenha recebido e perdeu o seu, é possível solicitá-lo em uma das agências conveniadas do INSS.

Porém, caso você não queira ir presencialmente, é possível realizar a solicitação entrando em contato com a Central de Atendimento, através do número 135.

Em seguida, informe o serviço solicitado, além das informações necessárias exigidas pela instituição pública.

Juliana Raquel
Escrito por

Juliana Raquel

Carregando… aguarde.

0