500 academias devem fechar definitivamente no Ceará com crise do Covid-19

O setor de academias é um dos que mais vem sofrendo com a crise provocada na economia devido a pandemia. Com a crise 500 academias podem fechar no Ceará.

O setor de academias é um dos que mais vem sofrendo com a crise provocada na economia devido a pandemia do Covid-19. O novo coronavírus deve provocar o fechamento definitivo de 30% das academias do Ceará. A estimativa do Sindicato das Empresas de Condicionamento Físico do Estado do Ceará (Sindfit-CE).

500 academias devem fechar definitivamente no Ceará com crise do Covid-19

500 academias devem fechar definitivamente no Ceará com crise do Covid-19 (Imagem: Reprodução Agência Brasil)

O governador Camilo Santana confirmou que esses estabelecimentos são devem retomar na fase 4 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. Com isso, quando retomarem as atividades, muitos estabelecimentos não irão conseguir se manter.

No Ceará existem 1.780 academias, segundo o sindicato. Destas, 500 correm o risco de fechar as portas definitivamente, segundo a presidente do Sindfit Juliana Sá.

A capital cearense é uma das cidades mais afetadas com a pandemia do País, com mais de 3,5 mil mortes. Nos últimos dias Fortaleza tem apresentado uma redução de novos casos, mas ainda assim existe um recuo do Governo do Estado para evitar que haja um novo surto.

Leia mais: Prefeitura de Aracaju renova decreto de enfrentamento ao coronavírus

Categoria diz que faltou sensibilização por parte do governo

O Sindfit lamentou que as academias tenham sido enquadradas com setores de entretenimento, quando, na realidade, de acordo com ela, as academias são um setor que promove saúde e bem-estar e deveriam ser reconhecidas como essenciais para a população.

A presidente do sindicato que representa a categoria afirmou que o setor possui todos os protocolos utilizados em países que já reabriram as academias e que os enviou para o governo, mas que não houve sensibilização.

O que pode e o que não pode funcionar no Ceará?

A terceira fase do plano de retomada da economia começou a valer no dia 5 deste mês. Na ocasião, foi autorizada a prática individual de atividades físicas em espaços públicos, como praias e calçadões, mas sem aglomeração. Com a medida, as pessoas puderam voltar às atividades como caminhada, corrida e ciclismo nesses locais.

Leia mais: Principais pré-candidatos a Prefeitura de Fortaleza

A 4ª fase do plano de retomada da economia está prevista para começar em 20 de julho em Fortaleza, mas o governador Camilo Santana não informou se a fase 4 começa, de fato, na segunda, na capital.

Camilo ressaltou que haverá um comitê que realizará reuniões para decidir qual será o melhor momento das atividades.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0