TRE do Pará recebe inscrições de voluntários para as eleições 2020
Para quem quiser ser mesário nas Eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) já começou a convocar e receber inscrições.
Para quem quiser ser mesário nas eleições 2020, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) já começou a convocar e receber inscrições de mesários voluntários. A estimativa é que devem participar das eleições 80 mil mesários em 18 mil seções pelos 144 municípios do estado.
O Secretário de Gestão de Pessoas do TRE do Pará Rodrigo Valdez informou que cada mesa receptora de votos deve ter quatro membros e cada local de votação, pelo menos um supervisor.
Para a convocação dos mesários será feita por meio de edital publicado pelo Cartório Eleitoral, e também por uma notificação que é endereçada ao trabalho ou à residência do convocado.
Para as Eleições 2020, o Tribunal regulamentou a possibilidade de que os cartórios eleitorais enviem a notificação de convocação por email ou aplicativo de mensagem, desde que previamente autorizado pelo eleitor, segundo o Secretário de Gestão de Pessoas do TRE.
Ser mesário de maneira voluntária exige que o candidato atenda a alguns quesitos, como ser maior de 18 anos de idade, estar em situação regular com a inscrição na justiça eleitoral, além de não ser parente de candidatos, membros de diretórios de partidos políticos, como prevê o Código Eleitoral.
As inscrições estão abertas por tempo indeterminado e podem ser feitas pelo site oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, na opção Eleições e Eleitor-Mesário.
Leia Mais: Conheça os pré-candidatos a Prefeitura de Belém nas eleições 2020
Este ano, o cenário para as Eleições 2020 é um pouco diferente devido a pandemia provocada pelo Novo coronavírus. As eleições municipais foram prorrogadas para 15 e 29 de novembro. Devido a pandemia, a testagem das máquinas foi interrompida em todo País, causando dúvida sobre se elas irão funcionar corretamente.
Mesários também estão preocupados com a manipulação de urnas com defeito durante as Eleições 2020, por medo de contaminação com o Covid-19.
O programa de mesários foi criado com o objetivo de incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos.
Quem atuar como mesário tem o direito de se ausentar do emprego pelo dobro dos dias trabalhados nas eleições e em que participou de treinamentos da Justiça Eleitoral.
Além disso, o exercício da atividade de mesário pode ser critério de desempate para nomeação por concurso em cargos públicos, caso haja essa previsão no edital.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.