Eleições 2020: Cenário político movimentado para o pleito municipal em Palmas

As Eleições 2020 acontecem em novembro, mas os candidatos já se articulam nos bastidores visando a vaga de chefe do executivo para a capital tocantinense.

As Eleições 2020 acontecem em novembro, mas os candidatos já se articulam nos bastidores visando a vaga de chefe do executivo para a capital tocantinense.

Eleições 2020: Cenário político movimentado para o pleito municipal em Palmas

Eleições 2020: Cenário político movimentado para o pleito municipal em Palmas Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Entre eles está o deputado federal Vicentinho Jr (PR), que deve contar com o apoio do ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que não pode ser candidato a prefeito, já que foi reeleito em 2015 e renunciou ao mandato em 2017. A eleição do republicano abriria vaga para o vereador Tiago Andrino (PSB), na Câmara Federal. Atualmente ele é primeiro suplente da coligação “Renova Tocantins”.

Pensando em outro cenário para as Eleições 2020, o próprio Andrino, ou mesmo o deputado estadual Ricardo Ayres (PSB), poderiam até ser o cabeça de chapa do grupo de Amastha, apostando, naturalmente, no apoio político do ex-prefeito.

Leia Mais: Conheça os pré-candidatos a prefeitura de Belém nas Eleições 2020

Quem também poderá contar com o apoio de Carlos Amastha é o MDB, do presidente estadual, Marcelo Miranda. Aliança que poderia trazer Dulce Miranda como candidata a prefeita que, assim como Vicentinho Jr, tem mandato até 2022 e, se eleita, também cederia a vaga na Câmara Federal a Tiago Andrino, visto que o vereador palmense é o primeiro suplente de ambos.

Em Palmas, fala-se ainda que Amastha pode se lançar candidato a vereador na capital, não para recomeçar sua carreira política, mas para fazer da tribuna da Câmara Municipal o seu palanque para 2022.

Reeleição cheia de incertezas

Já a reeleição da atual prefeita de Palmas Cinthia Ribeiro passa por alguns entraves, entre eles, vencer a disputa interna contra o presidente estadual da sigla, o ex-senador Ataídes Oliveira. Uma vez resolvida essa situação, a atual gestora terá que enfrentar outro problema: a ausência de familiaridade com as urnas.

Ela nunca disputou uma eleição como candidata principal. Era vice-prefeita e tomou pose como prefeita após a renuncia de Carlos Amastha.

Apoio do governador nas eleições 2020

Outro nome para a prefeitura de Palmas é o do vice-governador Wanderlei Barbosa (PHS), que já se declarou pré-candidato. É uma figura bastante expressiva no cenário político do Tocantins.

Na vida pública, foi detentor de vários mandatos de vereador em Porto Nacional e em Palmas, dois mandatos de deputado estadual e dois de vice-governador do Estado do Tocantins, além de contar com o grupo político do governador.

Palmas também possui um candidato que é figura conhecida no pleito municipal: Raul Filho, que atualmente está sem partido, após desfiliação do PSD, ocorrido depois de desentendimentos com a senadora Kátia Abreu (PDT) e seu grupo.

Redação
Escrito por

Redação

Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.

Carregando… aguarde.

0