Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral
Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral e segue avançando no plano de imunização contra o vírus Influenza.
Governo de PE libera vacinação contra gripe comum para público geral e segue avançando no plano de imunização contra o vírus Influenza. A decisão foi tomada pela CIB e autorizada pelo Ministério da Saúde. Pessoas com 18 anos ou mais, sem comorbidades, pode ter acesso ao imunizante!
A capital de Pernambuco, Recife, faz mutirão para vacinar moradores da cidade contra a gripe. Antes, a imunização estava disponível apenas para grupos prioritários, mas agora todos podem se vacinar.
Cerca de 150 pontos de vacinação estão atendendo a população e vacinando contra o vírus Influenza. O anúncio da ampliação foi feito nesta quinta-feira (12), e agora todos os moradores podem ter acesso à imunização.
O horário de funcionamento em todos os postos é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Segundo dados da Prefeitura do Recife, cerca de 360.947 pessoas já foram imunizadas contra a gripe. O número é referente a 54,62% da população, e a meta da gestão é que 90% dos cidadãos tenham acesso à cobertura vacinal completa.
Aproximadamente 200 mil doses da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza devem ser aplicadas nessa nova fase. A Secretária de Saúde do Recife (Sesau) divulga os dados e pontua que a decisão foi tomada em conjunto com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que toma decisões referentes à saúde da população.
O Ministério da Saúde afirma a importância da vacinação contra o vírus Influenza e autorizou a decisão tomada pelo CIB.
Desde o dia 12 de abril, a capital começou a vacinar grupos prioritários como pessoas com comorbidades e idosos. Agora, pessoas com 18 anos ou mais, sem doenças preexistentes, poderão ter acesso ao imunizante.
Veja mais: Recife PE inicia vacinação para pessoas a partir dos 18 anos
Como ter acesso à vacina contra Influenza
Para quem está dentro da faixa etária e precisa tomar a vacina, é necessário comparecer a um dos 150 pontos de vacinação espalhados em toda cidade. Na hora de receber o imunizante, o cidadão deve apresentar o documento de identificação, a carteira de vacinação e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a Secretária de Saúde do Recife (Sesau) também pontua a importância de atualizar o caderno de vacinação de crianças e adolescentes, com a aplicação de doses referentes a outras doenças virais.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.