IPTU 2021: Saiba como ter DESCONTO no pagamento do imposto no Rio de Janeiro

As guias do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2021) já começaram a ser enviadas aos contribuintes no RJ.

As guias de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU 2021) já começaram a ser enviadas aos contribuintes no Rio de Janeiro. Na capital, a data de vencimento da cota única, com desconto de 7%, ou da primeira parcela é 5 de fevereiro. Quem optar pelo parcelamento, deve pagar a última parte até 8 de novembro.

IPTU 2021: Saiba como ter DESCONTO no pagamento do imposto no Rio de Janeiro

IPTU 2021: Saiba como ter DESCONTO no pagamento do imposto no Rio de Janeiro. (Imagem: Pixabay)

Cada município estabelece suas regras de cobrança. Em geral, há descontos para pagamentos em cota única, que podem chegam a 15%.

Quem não receber os boletos em casa pode emitir a segunda via pela internet ou retirar na prefeitura local. Confira os detalhes de pagamento de algumas cidades.

Leia mais: Renovação da CNH: Confira PRAZOS do Detran para atualizar o documento em 2021

Detalhes do IPTU 2021 em municípios do Rio de Janeiro

Na capital, a cobrança será enviada às residências a partir desta segunda-feira (11). Pela internet, o contribuinte também pode acessar o documento, que terá dois códigos: um para o pagamento da cota única e outro para a primeira parcela.

Quem quiser parcelar o imposto precisará entrar no site mensalmente para gerar os próximos códigos. A emissão é feita em no site Carioca Rio.

Em Angra dos Reis, o desconto para pagamento à vista chega a 15% e o parcelamento pode ser de até 10 vezes. O prazo para o pagamento em cota única é 10 de fevereiro.

Os carnês já estão sendo enviados às residências e também podem ser acessados pela internet.

Leia mais: IPVA e IPTU 2021: Pagamentos dos impostos já começaram; confira prazos e valores

Em Cabo Frio, a prefeitura lançou o IPTU 2021 100% on-line. As guias de pagamento já estão disponíveis para emissão também pela internet.

O desconto de 10% no pagamento da cota única deve ser feito até 29 de janeiro para quitar o imposto.

A prefeitura também oferece desconto de 7% para pagamento à vista até o dia 10 de fevereiro e de 5% até o dia 19 de fevereiro. O parcelamento será em até 11 vezes, com vencimento no dia 20 de cada mês.

A Prefeitura de Duque de Caxias também oferece mais de uma opção de pagamento em cota única com desconto: até terça-feira (12), com 7% de desconto ou até 12 de março, com 4%.

O parcelamento poderá ser feito em até 10 vezes. Os carnês já estão sendo enviados às casas dos contribuintes. Quem não receber, pode emitir a segunda via na internet.

Mônica Chagas
Escrito por

Mônica Chagas

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.

Carregando… aguarde.

0