Saiba como solicitar a Aposentadoria por Idade para parar de trabalhar
Ainda não solicitou sua Aposentadoria por Idade? Clique e confira um passo a passo, além dos documentos. Aproveito para saber tudo!
A Aposentadoria por Idade é um benefício concedido aos segurados do INSS, que já atingiram uma certa idade e também o tempo de contribuição. O objetivo dele é garantir a proteção previdenciária aos idosos, no qual contribuíram com a Previdência Social.
E quem chegou na idade determinada, pode solicitar o seu benefício. Porém, o procedimento de solicitação da Aposentadoria por Idade exige um pouco de atenção, isso porque, é necessário apresentar alguns documentos.
Para dar o primeiro passo, é necessário entender como funciona o processo para solicitar o benefício. Por isso, o Jornal Norte trouxe este artigo completo, mostrando tudo o que você precisa saber sobre a aposentadoria. Confira!
Quem pode receber a Aposentadoria por Idade?
Qualquer trabalhador que tenha contribuído com a Previdência Social durante a sua vida de trabalho. Contudo, é necessário se atentar a algumas regras que foram acrescentadas durante a reforma de 2019.
Antes, a pessoa podia se aposentar quando chegasse a idade mínima definida pela lei. No entanto, o tempo de contribuição foi acrescentado como uma das regras, para poder ter direito de receber a Aposentadoria por Idade.
No caso da mulher, ela precisa ter idade mínima de 60 anos e ter acumulado 15 anos de contribuição. Já o homem, a partir dos 65 anos, pode dar entrada na solicitação, mas, também, é necessário possuir 20 anos de tempo de contribuição. Além disso, essa regra é válida apenas para quem começou a contribuir antes da reforma.
Contudo, após a reforma, a mudança vale para as mulheres, que poderão se aposentar a partir dos 62 anos. Porém, não há mudanças no tempo de contribuição.
Qual o valor da Aposentadoria por Idade?
A Aposentadoria por Idade tem como objetivo substituir a renda do contribuinte, que não tem mais idade ou capacidade para trabalhar. O seu valor funciona como uma espécie de suporte financeiro, que garante o bem-estar dos idosos.
Mas qual o valor desse benefício previdenciário? O pagamento será baseado no cálculo que é feito do seu salário, além do tipo de aposentadoria do trabalhador.
No geral, esse cálculo é feito com base no anterior, onde corresponde a 70% do salário do beneficiado, somando mais 1% para cada ano trabalhado. Por exemplo, se você tem 20 anos de contribuição, será somado 70% mais 20%, assim, totalizando 90%.
Porém, é importante ressaltar que essa base de cálculo funciona apenas para quem começou a contribuir antes da Reforma da Previdência, onde ocorreu em 2019.
É possível se aposentar por idade e continuar trabalhando?
Sim. Contudo, existem algumas restrições e regras que precisam ser cumpridas, para você se aposentar e continuar trabalhando. É claro, caso esse seja isso que deseja. Vamos explicar um pouco sobre como funciona esse processo.
Saiba que você pode continuar trabalhando, quando a situação for aposentadoria comum ou especial. A primeira, inclui as regras comuns da modalidade, enquanto a outra, permite exercer cargos que NÃO possuem agentes nocivos à saúde.
Mesmo recebendo a aposentadoria, posso trabalhar de carteira assinada?
Essa é uma das perguntas mais questionadas, em relação a trabalhar, mesmo estando aposentado. Sim, a pessoa pode trabalhar de carteira assinada, exceto se ela estiver recebendo o benefício de Aposentadoria por Invalidez. Isso porque, se ela está incapacitado, não tem como realizar tais tarefas.
Contudo, é importante ressaltar que esse tempo de trabalho não poderá influenciar no valor da sua aposentadoria.
Documentos necessários para solicitar o benefício
Antes de iniciar a solicitação da Aposentadoria por Idade, é necessário reunir os principais documentos, com objetivo de comprovar todos os requisitos exigidos. Neste momento, é fundamental dar bastante atenção, isso porque, é um dos passos mais importantes do procedimento.
Os principais documentos solicitados pelo INSS são:
- Documento pessoal de identificação válido e com foto (preferencialmente o RG);
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
- Comprovante de residência (como conta de luz ou água, por exemplo);
- PIS/PASEP ou NIT (Número de Identificação do Trabalhador);
- Extrato INSS, carnê de contribuição e outros documentos que comprovam os recolhimentos ao INSS.
O indicado é conferir se todos os documentos estão certinhos, para evitar qualquer tipo de contratempo na hora da solicitação da Aposentadoria por Idade.
Passo a passo para solicitar a Aposentadoria por Idade
Para realizar a solicitação da sua Aposentadoria por Idade, é necessário seguir um passo a passo. Saiba que o processo exige um pouco mais de atenção, por conta dos detalhes do benefício.
- Primeiro, faça seu agendamento no site do Meu INSS;
- Em seguida, informe a senha e login;
- Após isso, procure pelo menu “Agendamentos/Requerimentos”;
- Clique em “Novo Requerimento”;
- Encontre a barra de pesquisa e digite “aposentadoria”;
- Selecione, “aposentadoria por idade”;
- Preencha os campos com os dados exigidos;
- Por fim, a solicitação do benefício foi realizada.
Agora, basta acompanhar o andamento da solicitação pelo próprio site.
O procedimento de solicitação exige mais atenção, por conta das informações e detalhes. Até porque, você está dando início ao benefício previdenciário da sua Aposentadoria por idade. Para que tudo saia como desejar, confira todos os requisitos e se está com todos os documentos em mãos.
Você pode conhecer outros benefícios sociais, clique no botão abaixo e confira mais informações.