Benefício negado INSS: O que fazer? Dicas
Confira aqui o que fazer caso tenha seu benefício negado INSS e veja quais os motivos permitem essa ação!
Você já ouviu falar em benefício negado INSS? Saiba que essa situação é bastante comum, porém, não definitiva. Neste post, você descobrirá tudo sobre o benefício negado INSS, o que fazer e quais medidas tomar. Acompanhe o conteúdo até o final e confira todas as informações!
O que é benefício negado INSS
O benefício negado INSS é uma situação que acomete alguns dos segurados do Instituto Nacional do Seguro Social, em que o beneficiário não tem o pedido de solicitação aprovado.
Ou seja, o INSS não concede o pagamento de determinado benefício previdenciário aos brasileiros segurados.
Lembrando que essa situação pode ocorrer por conta de diferentes motivos, como ausência de documentos, informações erradas e outros.
Por isso, é importante dar atenção para todas as informações necessárias, principalmente quando o assunto são benefícios disponíveis pelo INSS.
Vale ressaltar que o INSS é o órgão responsável por administrar, organizar e conseguir diferentes benefícios, como:
- Seguro-desemprego;
- Aposentadoria;
- FGTS;
- Auxílio-acidente;
- Auxílio-reclusão;
- Pensão-por-morte;
- Salário-maternidade.
Por que os benefícios são negados pelo INSS?
Como mencionamos, existem inúmeras razões que permitem o impedimento da solicitação da aposentadoria, seguro-desemprego e entre outros.
No entanto, é importante que cada caso seja analisado de maneira individual, ou seja, nem todos acontecem pelos mesmos motivos
Porém, esse processo envolve diversas razões, que afetam o pedido de solicitação enviado ao Instituto Nacional, sendo:
- Falta de documentação adequada;
- Informações inconsistentes;
- Não cumprimento dos requisitos;
- Avaliações médicas;
- Acúmulo de benefícios;
- Falta de atualização cadastral;
- INSS errou na análise do benefício;
- Solicitante realmente não tem direito.
Vale ressaltar que o beneficiário nem sempre tem o pedido negado por não ter direito, na maioria das vezes envolve documentos, critérios de participação e muito mais.
Por isso, você consegue recorrer à decisão definida pelo INSS, com objetivo de rever sobre o processo de avaliação do órgão responsável.
No entanto, é importante ressaltar que cada caso é avaliado individualmente, podendo ser negado por diferentes motivos.
O que fazer se o benefício for negado?
Caso você realmente não tenha direito ao benefício solicitado, a solução é aceitar a negação feita pelo INSS.
Contudo, se você achar necessário a reavaliação do pedido, pode entrar com um recurso administrativo junto ao INSS.
Dessa forma, é possível verificar se o INSS analisou o pedido de forma justa, sem qualquer falha.
Também reistem maneiras mais simples de lidar com a situação. Isso porque, o INSS explica o motivo da negação da solicitação, caso tenha sido ausência de documentos ou informação incorreta, é possível ajustar.
Você só precisará realizar uma nova solicitação do benefício, com os documentos inseridos corretamente. Lembre-se de verificar se todos os dados estão corretos.
Como evitar que o benefício seja negado pelo INSS?
Mas afinal, existe alguma maneira de evitar o benefício negado INSS? Há opções para você impedir que isso aconteça durante a solicitação.
A primeira é sempre atualizar seus dados cadastrais no sistema do INSS, caso tenha mudado de endereço, trocado de número, atualize seu registro.
Outro ponto importante, quando for preencher a sua solicitação, verifique detalhadamente todas as informações solicitadas. Veja se está faltando algum documento ou se os dados estão incorretos.
Por fim, verifique se você atende todos os critérios de solicitação de determinados benefícios e evite contratempos durante a solicitação.
Lembre-se que todos esses pontos precisam ser avaliados com atenção. Dessa forma, é possível evitar a negação do seu pedido.