Entenda o selo “Pernambuco Seguro”, criado pelo governo do estado para empresas de turismo
Na última quarta-feira (29) a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) criou o “Selo Turismo Seguro”, a fim de promover as medidas de segurança.
Na última quarta-feira (29) a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur) criou o “Selo Turismo Seguro”. A proposta é reconhecer e referenciar empresas e prestadores de serviço da área do turismo que cumpram as medidas de segurança adotadas pelo governo, no combate ao coronavírus.
O projeto é uma parceria da Setur com a Empresa de Turismo de Pernambuco Governador Eduardo Campo (Empetur) e a Agência Pernambucana de Vigilância (Apevisa).
Apesar do estado não ter liberado completamente a volta do setor, a proposta é incentivar as atividades que cumpram com as medidas de segurança determinados pelos protocolos.
Assim, todas as empresas e prestadores de serviço da área do turismo, podem receber a chancela, conforme aponta a Setur.
Desse modo, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e guias, por exemplo, podem receber o selo, desde que declarem o interesse por meio da adesão do termo de compromisso. Porque, aliás, essa é a forma do participante que deseja a chancela de se comprometer a cumprir as normas mínimas adotadas pela Setur, Empetur e Apevisa.
Leia Mais: Shoppings de Pernambuco ampliam horário de funcionamento; confira!
Aliás, o selo poderá ser adquirido de forma eletrônica. Além disso, poderá ser feito a verificação da autenticidade através do QR Code, que estará presente no documento.
Quem tiver o selo, pode divulgar tanto em seu estabelecimento quanto nas redes sociais. Sendo assim a critério do próprio participante.
Segmentos turísticos que podem ter o selo em Pernambuco:
- Agências de viagem e operadoras
- Atrativos turísticos
- Bares e restaurantes
- Centro de convenções
- Eventos
- Guia de turismo
- Locadora de veículos
- Meios de hospedagem
- Parques aquáticos
- Parques temáticos
- Transportadora turística
- Turismo náutico
Fiscalização nos estabelecimentos
Os participantes que obtiverem o selo poderão ter os seus estabelecimentos fiscalizados. Desse modo, as vistorias poderão ser realizadas tanto pela Empetur quanto pela Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.
Em entrevista concedida ao portal G1, o Secretário de Turismo de Pernambuco informou que a população também pode participar do processo de fiscalização.
“A gente também conta com os cidadãos, os turistas, os visitantes. Dessa maneira, a gente vai conseguir retomar o turismo. A gente tem tido sinalizações muito positivas ao longo do mês de julho”, disse o secretário.
Novaes também afirmou a importância do selo para que os protocolos de segurança tenham a devida credibilidade entre os estabelecimentos e prestadores de serviço da região.
“A gente entende como imprescindível ter um selo de Pernambuco, que possa emprestar credibilidade ao protocolo e segurança aos visitantes, para que eles estejam sabendo que aqui no estado existem protocolos rígidos que são fiscalizados pelos órgãos públicos”, disse Novaes.
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do Jornal O Norte traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.