Aneel libera desconto de 0,39% na conta de energia dos maranhenses
Aneel beneficia 2,5 milhões de consumidores residenciais maranhenses como reajuste negativo aprovado na última terça-feir
2,5 milhões de consumidores residenciais serão beneficiados pelo reajuste negativo aprovado na última terça-feira (25). O desconto é conhecido como Conta Covid.
Conta mais barata
Enquanto no Amazonas a conta de luz sofrerá reajuste e se tornará a mais cara do Brasil, o Maranhão vai na contramão. Isso porque o reajuste aprovado para a Equatorial Energia Maranhão foi negativo em –0,39%. A Conta Covid ajudou amenizar os juros.
O reajuste ficou assim estabelecido:
- 0,09%, em média, aos usuários conectados na Alta Tensão;
- -0,03%, mais ou menos, para os consumidores conectados na Baixa Tensão.
Conta Covid
A Conta-Covid foi criada de forma conjunta pelo:
- Ministério de Minas e Energia;
- Min. da Economia;
- BNDES;
- ANEEL;
- Representantes do setor de energia.
Em junho desse ano, a ANEEL aprovou essa medida com a finalidade de reduzir os efeitos da pandemia nas contas de luz.
A iniciativa prevê que as empresas fornecedoras de energia possam pegar empréstimos bancários para diminuir os aumentos das tarifas de energia.
Para o consumidor, a Conta-Covid busca amenizar a alta das tarifas de energia elétrica. Sem esse protocolo, as localidades beneficiadas pela Usina de Itaipu (ao todo 16 municípios), por exemplo, sofreriam bastante, pois o reajuste nesses locais é efeito com base na variação do dólar.
Baixa tenção
Consumidor de baixa tensão é aquele que consome 1000V em tensão alternada e 1500V em tensão contínua.
São quatro grupos:
- B1: Residencial e residencial de baixa renda;
- B2: Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação, indústria, serviço público de irrigação rural;
- B3: Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio;
- B4: Iluminação pública.
Leia mais: Energia mais cara no Amazonas; tarifa vai sofrer aumento de quase 9%
O Diretor da Aneel, Sandoval Feitosa, aponta para o contexto em que estamos vivendo nesse momento e para o impacto dessa redução na vida de milhares de maranhenses.
“A conta de energia elétrica tem um grande impacto no orçamento dos consumidores residenciais, e principalmente das famílias de baixa renda. A redução trará grandes benefícios para a população do estado ”.
Feitosa também é o relator do processo que suspendeu o corte da energia de consumidores inadimplentes durante os meses de maio a julho.