Universidade Federal do Pará abre inscrições para processos seletivos na instituição
A universidade Federal do Pará, situada na capital Belém abriu vagas para formação em mestrado e doutorado aos graduados.
A Universidade Federal do Pará, situada na capital Belém abriu vagas para formação em mestrado e doutorado aos graduados. Até o dia 13 de novembro os interessados podem concorrer e realizar as inscrições. Ao todo, são disponibilizadas um total de 38 pelo programa.
A Universidade divulgou ainda que a vagas são oferecidas pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM). As vagas são relaticionadas ao ano de 2021.
As inscrições no processo seletivo para mestrado vão até o dia 30 de outubro, e doutorado a previsão é até o dia 13 de novembro. As 38 vagas serão divididas em 23 para mestrado e 15 para doutorado.
O seletivo será gratuito, e profissionais de várias áreas de conhecimentos podem participar do PPGOM. Para participar, os interessados devem indicar orientadoras ou orientadores pretendidos.
Devido a pandemia, todos as etapas da inscrição acontecerá de forma remota, a realização será feita online pela plataforma disponibilizada pela instituição de ensino. O SIGAA-UFPA será responsável pelo processo.
Para mais informações, os interessados podem enviar e-mails ao endereço eletrônico [email protected] .
Leia mais: Eleições 2020: Belém-PA já tem os candidatos confirmados; confira lista
Aulas remotas em setembro no Pará
Devido a pandemia do novo coronavírus, o estado estava oferecendo aulas remotas aos estudantes. Tanto universitários quanto estudantes de ensino médio e fundamental.
A titular da Secretaria de Educação do Estado (Seduc) Elieth de Fátima Braga, pontua que a inciativa foi movida pela necessidade de dar continuidade aos conteúdos das aulas.
“Visando dinamizar o trabalho pedagógico do corpo docente, a Seduc proporcionou vários cursos de formação, entre eles o curso de utilização de ferramentas digitais em sala de aula, além de tantas outras iniciativas. Com isso, reiteramos o compromisso do governo do Estado de ofertar a todos a qualidade na educação, independentemente do momento que estamos vivendo”, afirma em entrevista.
As ações foram feitas através de videoaulas, atividades remotas offlines, e também disponibilizando os conteúdos através da TV Cultura. .
“É emocionante atuar nesse projeto, o governo democratizou o acesso, possibilitando aula de qualidade, inclusive a alunos das áreas mais distantes. Sou de uma área rural, em Óbidos, e sei o quanto é difícil levar educação para essas regiões”, disse o professor de Biologia, Clebis Sombra, que também atuou na organização das aulas onlines.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.