Eleições 2020: Belém-PA já tem os candidatos confirmados; confira lista

No último dia para realização das convenções partidárias, cinco candidatos foram confirmados para concorrer à prefeitura de Belém nestas eleições 2020. As legendas têm até dia 26 de setembro para registrar os nomes na Justiça Eleitoral oficialmente.

Eleições 2020: Belém-PA já tem os candidatos confirmados; confira lista
Eleições 2020: Belém-PA já tem os candidatos confirmados; confira lista (Imagem: Google)

Este ano, o calendário das eleições foi adiado em razão da pandemia do novo coronavírus. O primeiro turno será em 15 de novembro e o segundo, no dia 29. O horário de votação também foi ampliado em uma hora, para evitar aglomerações. Para os candidatos, é recomendado que compareçam ao local de votação sozinhos. Durante a campanha, a orientação é evitar eventos como comícios e distribuição de materiais impressos.

Leia mais: Terminam nesta sexta (18) as inscrições do processo seletivo SEMAS-PA; confira áreas.

Lista de candidatos à prefeitura de Belém nas eleições 2020

  • Cleber Rabelo (PSTU)

Com 47 anos, o candidato é operário da construção civil e já foi vereador em Belém de 2013 a 2016. Este ano, vai disputar a prefeitura pela terceira vez. O candidato a vice-prefeito da chapa será o também operário e ativista do movimento LGBT, Seu Alex.

  • Everaldo Eguchi (Patriota)

Delegado da Polícia Federal, Eguchi é formado em Direito e Economia e disputou o primeiro cargo público, em 2018, quando concorreu a deputado federal. O vice ainda não foi definido.

  • Guilherme Lessa (PTC)

O Partido Trabalhista Cristão (PTC) escolheu o presidente estadual para disputar o maior cargo da capital pela primeira vez. Lessa é pastor evangélico, locutor, escritor, cantor gospel e assessor parlamentar. Foi candidato a deputado federal em 2018, mas não se elegeu. O vice-prefeito da chapa será o major Diamantina.

  • Mário Couto (PRTB)

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) lançou o ex-senador federal Mário Couto. O político é formado em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e já foi deputado estadual por quatro mandatos e chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). O candidato a vice-prefeito ainda não foi definido.

  • Vavá Martins (Republicanos) 

O deputado federal Vavá Martins é o candidato do Republicanos. Ele iniciou a carreira como pastor e atuou como radialista e apresentador de TV. Na carreira política, vai concorrer à prefeitura pela primeira vez. O candidato a vice-prefeito é o policial militar sargento Gonçalves.

 

Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.