Pesquisa aponta que 74% dos palmenses se sentem seguros para as eleições 2020
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Palmas mostrou que a maioria das pessoas se sentem seguras para votar nas eleições 2020.
Uma pesquisa realizada pelo Ibope em Palmas mostrou que a maioria das pessoas se sentem seguras para votar nas eleições 2020, mesmo com a pandemia de Covid-19. Os números foram divulgados pela TV Anhanguera e indicam que 74% dos palmenses têm certeza de que comparecerão para votar no primeiro turno, em 15 de novembro.
Os resultados também mostram que 22% do eleitorado ainda está em dúvida se comparecerá para votar; 3% responderam que não irão de jeito nenhum e 1% não sabe ou não respondeu. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores da cidade de Palmas entre 30 de setembro e 2 de outubro.
Pesquisa de intenção de voto em Palmas nas eleições 2020
O jornal Gazeta do Povo divulgou na semana passada uma pesquisa de intenção de votos feita pelo Ibope em Palmas. O levantamento aponta a atual prefeita, Cinthia Ribeiro (PSDB), na liderança das eleições de 2020, com 28% das intenções de voto.
Leia mais: TRE pede reforços federais para as eleições 2020 em Tocantins
O segundo colocado é o Professor Júnior Geo (Pros), com 12% das intenções de voto. O levantamento tem margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 602 eleitores da capital entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro. O nível de confiança é de 95%. Confira o resultado abaixo.
- Cinthia Ribeiro (PSDB) – 28% das intenções de voto
- Professor Júnior Geo (Pros) – 12% das intenções
- Marcelo Lelis (PV) e Vanda Monteiro (PSL) – 8%
- Eli Borges (Solidariedade) e Thiago Amastha Andrino (PSB) – 7%
- Alan Barbiero (Podemos), Barison (Republicanos) e Professor Bazzoli (Psol) – 2%
- Dr. Joaquim Rocha (PMB), Max Dornellys (PTC) e Vilela do PT (PT) – 1%
Além disso, 13% dos entrevistados responderam que pretendem votar em branco ou anular o voto e 8% ainda não escolheram o candidato à prefeitura ou não responderam. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação TO-07805/2020.
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) autorizou o envio de tropas federais para aldeias indígenas do estado durante as eleições 2020. A medida contempla aldeias em Tocantínia: aldeias Porteira, Brejo Comprido, Rio Sono e Funil; Goiatins: aldeias Cachoeira, Rio Vermelho, Pedra Branca e Cachoeira e Pedro Afonso, na aldeia Lajeado.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.