Pesquisa IBOPE para prefeito em Santarém-PA revela candidato favorito das eleições 2020
O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) realizou uma pesquisa IBOPE para a prefeitura de Petrolina.
Oito candidatos disputam a prefeitura de Santarém nas eleições 2020. Uma pesquisa IBOPE depois da definição das candidaturas aponta Maria do Carmo (PT) em primeiro lugar, seguida por Nélio Aguiar (Democratas) e Paulo Barrudada (PSL). O resultado leva a definição para o segundo turno, marcado para 29 de novembro. Confira os resultados.
Pesquisa IBOPE para prefeito de Santarém
- Maria do Carmo (PT): 31,6%
- Nélio Aguiar (DEM): 17,1%
- Paulo Barrudada (PSL): 11,7%
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados, estes três são os destaques. Os votos brancos e/ou nulos somam 8,4% e os indecisos são 14%. A pesquisa ouviu 621 pessoas, na cidade e zona rural, entre os dias 7 e 10 de outubro. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com uma margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
Leia mais: Pesquisa eleitoral 2020 em Rio Branco- AC revela ESTES candidatos à frente
Na pergunta espontânea, quando os nomes dos candidatos não aparecem, Maria do Carmo também aparece na frente, com 12,2% das intenções de voto. Nélio Aguiar vem em seguida com 9% e Paulo Barrudada aparece em terceiro lugar, com 2,8%. O destaque vai para o percentual de eleitores indecisos ou que pretendem votar em branco ou anular o voto; a soma chega a 70,3%.
Nos índices de rejeição, o atual prefeito, Nélio Aguiar, é o mais citado, com 33,7%, seguido por Maria do Carmo, com 28,2% de rejeição. Ney Santana tem 4,1%; Coronel Tomaso, 2,9%; Valdir Matias, 2,2%; Barrudada, 2%; Jessom Santos, 1,2% e João Pingarilho, 1%. Do total, 12,7% dos eleitores não rejeitam nenhum dos candidatos, ou seja, poderiam votar em qualquer um e 12% não opinaram.
Considerando os votos válidos, ou seja, retirando os votos brancos, nulos e indecisos, os percentuais são:
- Maria do Carmo (PT): 40,7%
- Nélio Aguiar (DEM): 22%
- Barrudada (PSL): 15,1%
- Coronel Tomaso (Patriota): 9,8%
- Ney Santana (PSDB): 6,7%
- João Pingarilho (PSC): 3,0%
- Valdir Mathias (PV): 1,7%
- Jessom Santos (PRTB): 1%
A votação será no próximo domingo, dia 15, das 7 às 17 horas. Os três primeiros horários do dia serão preferenciais a eleitores com mais de 60 anos. O TSE estima que mais 147 milhões de eleitores compareçam às urnas. Para votar, é necessário estar de máscara e levar um documento oficial com foto.
Mônica Chagas Ferreira é mestranda em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Como pesquisadora, estuda Análise do Discurso na perspectiva foucaultiana, contemplando relações de saber, poder e política presentes na mídia. Enquanto jornalista, já atuou em rádios e veículos impressos. Atualmente trabalha como assessora de comunicação e redatora do Jornal O Norte.