Aceita PIX? Confira lista de grandes empresas que NÃO aderiram a ferramenta
O PIX é a ferramenta de pagamentos que mais está fazendo sucesso atualmente. Conheça suas vantagens, desvantagens e quem ainda não adotou.
O PIX é a ferramenta de pagamentos que mais está fazendo sucesso atualmente por sua facilidade e rapidez. Sem precisar esperar pelo dia útil para conseguir realizar aquela transferência ou pagamento, o PIX ganhou muitas empresas. Contudo algumas famosas companhias não aderiram à ferramenta.
Amazon e Mercado Livre são um dos nomes que não tornaram-se adeptos do pagamento instantâneo. Apesar de ser uma adesão recente, muitos consumidores estranham negócios que não utilizam o PIX, já que uma boa parte dos estabelecimentos já adotaram.
De acordo com a Amazon, a instituição está investindo para que futuramente a opção de PIX possa entrar como opção de pagamento.
Já para o Mercado Livre a transação ainda é muito recente e pode ser bastante arriscada, visto que nem os bancos atuam com total êxito. Contudo, não descarta a possibilidade de adesão.
Leia mais: Balcão Único: Conheça novo programa do governo que facilita abertura de empresas
Vantagens e desvantagens do PIX
Recentemente surgiu a questão de que o Itaú duplicou as transferências feitas por clientes via Pix, devido a um erro do seu sistema ao fazer a integração com a plataforma do Banco Central. No total, os valores enviados indevidamente chegaram a quase R$ 1 milhão.
De acordo com o banco, apesar da falha ter sido do seu sistema, os demais bancos estariam cientes e mesmo assim, não devolveram o dinheiro e ainda permitiram que seus clientes utilizassem o valor.
O Itaú abriu um processo contra as instituições por não quererem devolver os valores. O caso ocorreu em novembro de 2020 e levantou debate sobre a segurança do PIX.
Leia mais: Auxílio emergencial em 2021? Bolsonaro fala da expectativa do governo
Quanto as vantagens…
- O serviço é gratuito para as transações online para qualquer instituição bancária;
- Ele deve gerar um custo menor a empresas, principalmente para MEIs e prestadores de serviço;
- Funciona 24 horas por dia nos 7 dias da semana;
- Fácil na hora de realizar troca de instituição para utilização do sistema;
- E não paga tarifas avulsas de TED e DOC.
E desvantagens…
- Não vai ser possível utilizar a opção de cartão de crédito e nem Parcelar os valores;
- Em pagamentos presenciais é preciso utilizar internet;
- Cada banco pode adotar uma política de cobrança e limitações diferente;
- Existe a chance de tarifas serem cobradas quando realizado por telefone ou atendimento presencial;
- E por fim, não tem possibilidade de estorno nas transferências.