Adolescentes a partir de 12 são vacinados nesta sexta-feira (6) em São Luís
Adolescentes a partir de 12 são vacinados nesta sexta-feira (6) em São Luís precisando apenas comparecer aos postos com documentação.
Adolescentes a partir de 12 são vacinados nesta sexta-feira (6) em São Luís. A cidade maranhense segue o plano recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na hora de receber o imunizante, os jovens devem estar acompanhados dos pais e\ou responsáveis.
Adolescentes da capital maranhense São Luís, agora podem tomar a primeira dose da vacina contra Covid-19. Ontem (5), a faixa etária era para jovens de 13 anos ou mais, agora, a cidade segue avançando na vacinação e para quem tem 12 anos ou mais, a primeira dose já está liberada.
São Luís é a primeira capital do Brasil que já está vacinando adolescentes. O prefeito Eduardo Braide, anunciou na tarde da última quinta-feira (5) o novo grupo com acesso à vacina. Oito pontos de vacinação estão espalhados pela cidade para atender a população mais jovem.
A Prefeitura de São Luís determina que só poderão ser vacinados residentes da cidade, e os adolescentes com 12 anos ou mais devem ir acompanhados dos pais, ou responsáveis.
Assim, o projeto faz parte do plano de imunização nacional, em que todas as cidades brasileiras seguem avançando na vacinação da população, no geral.
Pais e\ou responsáveis dos adolescentes devem fazer o agendamento através da plataforma disponibilizada pela prefeitura da cidade. O Vacina São Luís é gratuito e 100% online.
Como foi dito, a capital é a primeira do país a vacinar pessoas com menos de 18 anos sem comorbidades, a Prefeitura de São Luís afirma que a aplicação obedece às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que inclui a vacina Pfizer para adolescentes entre 12 e 17 anos. Além disso, o órgão esclarece que outras faixas etárias seguem sendo vacinadas simultaneamente.
Confira também: Belém vacina jovens entre 18 à 20 anos contra a COVID-19 até sábado (7)
Locais de vacinação em São Luís
Para atender a população mais jovem, a capital do estado do Maranhão conta com o apoio de polos de vacinação, onde profissionais da saúde aplicam a primeira e a segunda dose da vacina.
Assim, os oito (8) pontos estão espalhados pela região, que são eles:
- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae;
- Centro de Vacinação da UEMA;
- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa);
- Centro Municipal de Vacinação – UFMA;
- Drive-thru – UFMA;
- Drive-thru – Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha);
- Drive-thru – UEMA;
- Centro de Vacinação do IFMA Maracanã.
Larissa Luna é graduanda em Psicologia pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Como universitária, estuda analises de pesquisas feitas a partir de conceitos sociológicos e antropológicos em paralelo com a Psicologia. Atualmente dedica-se a redação do Jornal O Norte.