Agência do Trabalho de Pernambuco anuncia retorno e realização de atendimentos por agendamento
Agência do trabalho de Pernambuco volta a oferecer o serviço de Intermediação de Mão de Obra – Jovem Aprendiz” na terça-feira (29).
Agência do trabalho de Pernambuco volta a oferecer o serviço de Intermediação de Mão de Obra – Jovem Aprendiz” na terça-feira (29), além disso outros serviços como cadastramento do trabalhador e alteração dos dados também retomaram. Para evitar aglomeração é necessário fazer agendamento prévio
Jovem Aprendiz Pernambuco
Este ano a agência do trabalho da Boa Vista em Recife, vai cadastrar 10 jovens por dia totalizando 200 por mês. As vagas são destinadas aos jovens de 14 a 24 anos que já concluíram ou estão cursando o ensino médio. Para cadastrar o currículo e buscar as vagas disponíveis, o estudante deve acessar o site da Secretaria do Trabalho , Emprego e Qualificação – Seteq.
O estudante do primeiro ano do ensino médio Márcio Santos Silva Araújo, com 15 anos, relatou a sua experiência ao conseguir realizar seu cadastro na agência como jovem aprendiz.
Márcio, não teve dificuldades em fazer seu pré-agendamento pelo site da Seteq e ainda fez uma ressalva “logo no terceiro item (o de validação) aparece a mensagem que os serviços são gratuitos”. No dia do seu agendamento, ele chegou cedo na agência e sem burocracia fez o seu cadastro de jovem aprendiz. “Achei muito fácil fazer o cadastro e agora tenho esperança de ser um jovem aprendiz. Tenho estudado muito neste período de pandemia e agora também quero trabalhar e aprender mais”, disse Márcio.
Ao ouvir a mensagem do jovem estudante Márcio, o secretário estadual Alberto Lopes lembrou que: “Todos os nossos serviços do Estado são gratuitos. Todos os nossos cursos de qualificação são gratuitos, pensando nas pessoas mais vulneráveis e quem está cobrando taxas não está sendo correto”.
Leia mais: Senac em Pernambuco anuncia a abertura de 1000 vagas para início imediato
Serviços
Todos os serviços oferecidos pela agência estão relacionados ao mercado de trabalho, são eles:
Cadastro e atualização de cadastro para busca de emprego
Documentos necessários:
- Carteira de Trabalho;
- Número do PIS;
- CPF;
- RG;
- Currículo;
- Comprovante de Residência.
Emissão de carteira de trabalho e previdência social (CTPS)
Documentos necessários – emissão 1ª Via:
- Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e Estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência com CEP;
- Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado). – com averbação, se for separado, divorciado ou viúvo;
- Foto 3×4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante (no caso de emissão de CTPS manual).
Seguro desemprego
Documentos necessários:
- Guias do seguro-desemprego conforme Resolução CODEFAT nº 736 (Empregador Web);
- Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
- Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
- Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou
- Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
- Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
- Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato comprobatório dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça);
- Comprovante de residência;
- Comprovante de escolaridade
Para mais informações você pode entrar em contato no número: (81) 3183.7012 | 3183.7013
Mariana Castro é formada em Pedagogia pela Universidade Brás Cubas em Mogi das Cruzes - SP. Atualmente trabalha como professora na rede privada de ensino e dedica-se a redação do Jornal O Norte.