Agências do INSS reabrem nesta segunda (14); veja como agendar atendimento
Está marcada para a próxima segunda-feira (14) a reabertura de atendimento presencial das agências do INSS mediante agendamento exclusivo.
Está marcada para a próxima segunda-feira (14) a reabertura de atendimento presencial das agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) mediante agendamento exclusivo.
O site Meu INSS, o aplicativo ou o número 135 deverão ser acessados e consultados anteriormente para marcar o dia e horário de visita na agência.
Serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional estarão disponíveis para atendimento presencial.
Segundo o portal Agência Brasil, o instituto está seguindo orientação do Ministério da Saúde para evitar a proliferação do novo coronavírus ao impedir que pessoas sem agendamento prévio sejam atendidas. Evitando aglomerações dentro e fora das agências.
Leia mais: INSS implanta prova de vida por biometria facial; projeto começa ainda este ano
Os canais de atendimento remoto continuarão em funcionamento, mas será exclusivo até sexta-feira (11).
O portal Agência Brasil informou que a volta do funcionamento das agências será feita de forma gradual, considerando as especificidades de cada uma das agências da Previdência Social no país. Adotando medidas para simplificar e ampliar o prazo para cumprimento das exigências.
“Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva”.
INSS informa adiamento de atendimento presencial
A decisão de retorno do atendimento presencial das unidades do INSS vem sendo adiada desde o mês de julho, as portarias de adiamento foram publicadas no DOU (Diário Oficial da União) nos meses de julho e agosto.
A decisão oficial para o retorno que se dará na próxima segunda-feira (14) se deu em portaria conjunta do INSS e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia em 24 de agosto.
Os atendimentos presenciais nas agências foram suspensos em março por conta da pandemia da Covid-19.
Protocolos durante período de pandemia
Durante o período de isolamento social, o INSS adotou novas medidas para manter os processos de atendimento, como o Exigência Expressa – onde urnas foram instaladas nas entradas das agências para diminuir o contato dos segurados com os servidores.
Jornalista graduada pela FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação). Foi repórter do site MigraMundo e Startupi, atuou na comunicação de ONG e em assessoria de imprensa. Atualmente trabalha como jornalista freelancer e redatora do Jornal O Norte.