IPTU 2021: Últimos dias para pagar imposto com DESCONTO em Belo Horizonte

Belo Horizonte dá ultimato de encerramento de prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano - o IPTU - com descontos de até 6%.

A capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, está com os dias contados para o encerramento do prazo para pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) com descontos de até 6%. Quem deseja garantir o benefício deve pagar todo o imposto ou antecipar até duas parcelas até esta quarta-feira (20).

IPTU 2021: Candidato a prefeito de Teresina pretende ofertar isenção NESTES casos

IPTU 2021: Últimos dias para pagar imposto com DESCONTO em Belo Horizonte (Imagem: Reprodução Cimento Itambé)

Depois da data estimada, o imposto passa a ser cobrado em seu valor completo. Quem perder esse prazo para quitar o tributo com desconto não terá mais direito a oferta oferecida pelo município. A guia pode ser emitida através do site da prefeitura.

De acordo com a administração da capital mineira, o abatimento é superior ao aplicado no IPTU de 2020, que foi fixado em 5%.

Leia mais: IPVA 2021: Calendário de pagamento no Paraná começa segunda-feira (18)

IPTU em Belo Horizonte

Já para as empresas foi prorrogado  o prazo para o pagamento dos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano e também das taxas municipais referentes ao ano passado.

O prazo para a quitação havia sido estendido até o fim de julho deste ano, mas foi fixado para o dia 31 de dezembro. Os débitos podem ser divididos em seis parcelas, sem multa ou juros, até julho do ano que vem.

Os pedidos de revisão consequentes de erros da cobrança do imposto devem ser apresentados entre os dias 4 de janeiro e 3 de fevereiro deste ano. 

Eles só poderão ser realizados com o código de verificação, que está impresso no campo de DADOS CADASTRAIS da guia impressa enviada pelos Correios na primeira semana de janeiro. 

Essas guias são também disponibilizadas na internet e no PBH app mas não possuem o código de verificação. 

Quem perdeu a guia impressa, terá que agendar atendimento presencial no BH Resolve.

Diferença entre IPTU, ITU e ITR

O IPTU é voltado para qualquer construção em área urbana. Assim como em casos de terreno ainda sem construção, paga-se o ITU (Imposto Territorial Urbano).

Contudo, se a construção for fora do perímetro urbano delimitado, é preciso realizar o pagamento do ITR (Imposto Territorial Rural).

Leia mais: Conheça os candidatos à presidência da Câmara dos Deputados

IPTU no país

O IPTU pode ser pago à vista, no início do ano, ou parcelado ao longo do ano. Já esse número de parcelas varia de uma localização para outra. Assim como o valor de descontos ou até mesmo a isenção do imposto. 

Em casos de atrasos no pagamento do IPTU, multas e juros sobre o valor da parcela atrasada serão gerados. Ainda sendo possível que haja a abertura do processo de contestação.

Se o contribuinte passar alguns anos sem pagar o imposto, a prefeitura pode entrar na Justiça para pedir a penhora ou até mesmo o leilão da propriedade para cobrir todo o pagamento do tributo.

 

Eduarda Oliveira
Escrito por

Eduarda Oliveira

Carregando… aguarde.

0